Desenvolvimento Social
Postado em 7 de maio de 2013 as 13:15:08
Na tarde desta segunda-feira, 6, a Prefeitura de Vitória da Conquista entregou à comunidade o Centro de Referência da Assistência Social (Cras VI), que beneficiará diversas localidades do município, como Panorama I e II, Stª Cecília, Boa Esperança, Stela Figueiras, Nova Cidade, Padre Anchieta, Jorge Teixeira, Vivendas da Serra, Alto da Conquista, Veloso, Bela Vista, Loteamento Pôr do Sol, Alto da Colina, Alto dos Carvalhos, Alto das Candeias, Loteamento Morada da Vitória, entre tantos outros.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Guilherme Menezes falou sobre o papel da proteção social no município. “As famílias têm, a partir do Cras, um espaço ideal para que sejam acolhidas e possam dividir seus problemas com profissionais qualificados, para que as soluções sejam encontradas”, declarou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, comentou sobre a importância desse serviço para o bairro. “Hoje entregamos a unidade de um serviço que já se fez presente nesta comunidade, com um trabalho focado no fortalecimento dos vínculos familiares, que atinge aqueles que mais necessitam”, afirmou.
Segundo a coordenadora do Cras, Carla Mascarenhas, o centro é a porta de entrada para os serviços de assistência social. “No Cras, a proteção social básica ganha concretude, e os cidadãos têm acesso ao acolhimento e à assistência social, por meio do acompanhamento das famílias participantes do programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC), dos serviços dos grupos de convivência e de tantas outras políticas sociais que são oferecidas”, disse.
Para a presidente da Associação de moradores do América Unida e usuária dos serviços do Cras, Erlene Nascimento, “é muito importante a existência do Cras, para atender a população. Um serviço desse beneficia toda a comunidade”.
Participaram ainda do evento os vereadores Antônio Ricardo Pereira, Florisvaldo Bittencourt e Álvaro Pithon, além da coordenadora da Proteção Social Básica, Cinara Ferraz.
Serviço – A população de Vitória da Conquista terá à disposição oito centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados no Bruno Bacelar, Vila América, Pedrinhas, Jardim Valéria, Centro, Nova Cidade e ainda nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Miro Cairo, que terão suas unidades-sedes entregues nesta semana.
Conhecido como “Casa das Famílias”, o Cras é executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e atende as famílias expostas a algum tipo de violação dos seus direitos, à discriminação de gênero, sexo, orientação sexual, etnia, entre outros, visando à orientação e ao fortalecimento do convívio sociofamiliar.
O Cras oferece, entre outros serviços, recepção e escuta do usuário, para elaboração das ações a serem desenvolvidas; visita domiciliar; orientação e encaminhamento para serviços, benefícios e programas, como ProJovem Adolescente; cursos e oficinas, com o objetivo de possibilitar a geração de renda; ações socioeducativas e de incentivo à participação popular e grupos de convivência.
Além da coordenadora, a unidade conta com dois assistentes sociais, dois psicólogos, auxiliar-administrativo, pessoal de apoio e estagiário.
O Cras funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h e está localizado na Rua Bela Vista, nº 06, Bairro Panorama.