Mobilidade Urbana
Postado em 31 de agosto de 2013 as 08:30:18 e atualizado em 2 de setembro de 2013 as 14:14:07
“O Governo Municipal tem feito o que pode pelo loteamento”, diz José Almeida, morador do loteamento há quase trinta anos
Quando o comerciante José Almeida se mudou para o Loteamento Miro Cairo, em 1984, o local era ainda um empreendimento recém-iniciado, com dois anos de existência. Havia poucas casas, além da dele. “O resto era só mato”, lembra o morador, hoje com 58 anos, enquanto observa as centenas de residências que foram acrescentadas à paisagem ao longo dos anos – inclusive os residenciais Flamboyant e Jacarandá, construídos por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida.
Ao lado da esposa Edivanda, Almeida mantém um pequeno ponto comercial numa das esquinas da Avenida Radial 8, que funciona como corredor de ônibus e dá acesso a esses condomínios. A Radial 8 é uma das vias do Miro Cairo nas quais a Prefeitura Municipal está implantando pavimentação asfáltica. O trabalho também está sendo feito nas avenidas 6 e 10 e nas ruas Circular 1 e Radial. O investimento em melhorias para a infraestrutura do loteamento, totalmente vindo dos recursos próprios do município, já ultrapassa R$ 1 milhão.
“Este serviço está muito bem feito”, avalia Almeida, que acredita num crescimento ainda maior do loteamento, por conta da chegada do asfalto. “Tem gente que não vinha para cá e não construía, porque não tinha pavimentação. Agora, com o asfalto, melhora em tudo. Teremos mais vizinhos, e serão mais valorizadas as residências da gente. Tudo isso é muito bom”, acrescentou o morador.
Benefícios do OP – Por ter acompanhado praticamente toda a história do loteamento onde mora, Almeida sente-se à vontade para afirmar que “o Governo Municipal tem feito o que pode pelo Miro Cairo”. Como exemplos, ele destaca, além da pavimentação, investimentos em educação e saúde. Registra-se, por exemplo, a completa revitalização da Creche Municipal Gelásio Alves, entregue à comunidade em abril, e a reforma do posto de saúde local.
Em ambos os casos, trata-se do atendimento a solicitações dos próprios moradores. Foram eles que reivindicaram tais melhorias, por meio das plenárias do Orçamento Participativo. “A comunidade do Miro Cairo tem ganhado muito com essa participação”, avaliou o gerente de Mobilização Social do OP, Idelzito Rocha.
Além dos evidentes benefícios provenientes da recuperação da creche e do posto de saúde, Rocha destacou ainda um outro reflexo positivo, motivado pelo acesso da população ao OP: “Podemos citar também o fortalecimento das lideranças comunitárias locais. Por meio do OP, o Governo Municipal abre um fórum para a participação e o debate com a comunidade”.