“Fazemos uma fiscalização rigorosa para que esse serviço seja sempre desenvolvido com excelência”, afirma o secretário municipal de Serviços Públicos

Diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo são coletadas em Vitória da Conquista. A coleta é coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, em toda a extensão do município, tanto no perímetro urbano quanto na zona rural. A regularidade e a eficiência são características desse trabalho há mais de quinze anos.

No centro da cidade, o lixo é recolhido todos os dias. Nos demais bairros, a coleta é realizada em dias alternados. Ao todo, nove caminhões compactadores percorrem a cidade dia e noite. Em cada um deles trabalha uma equipe de cinco funcionários, incluindo o motorista.

Nas localidades em que não há possibilidade de o caminhão ter acesso, a Prefeitura conta com a parceria dos carroceiros. Eles recolhem o lixo nas residências e o levam até um local onde o caminhão compactador possa recolhê-lo.

O procedimento é semelhante na zona rural. Nesse caso, um caminhão da Prefeitura percorre distritos e povoados de segunda a sábado. “Fazemos uma fiscalização rigorosa para que esse serviço seja sempre desenvolvido com excelência”, observa o secretário municipal de Serviços Públicos, Élvio Dourado.

Élvio Dourado

Destinação adequada– Todo o lixo recolhido nas ruas é levado para o aterro sanitário. Ali, o material inicialmente passa por uma pesagem. Em seguida, é depositado nas “células”. Trata-se de duas grandes valetas, nas quais o lixo é compactado por um trator-esteira.

Uma delas, com 17 metros de profundidade, já foi totalmente preenchida. A outra, com 12 metros, tem previsão de funcionamento até o fim de 2013, de acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Quando isso ocorrer, outras valetas serão abertas para receber o lixo.

Nessas “células”, há oito drenos que permitem a saída dos gases e do chorume produzidos pelos detritos, conduzindo-os até as três lagoas de decantação existentes no aterro.

Colaboração – O trabalho de coleta pode funcionar de forma ainda mais eficiente se os moradores colaborarem, separando previamente o lixo que produzem em casa e descartando-o somente no horário de passagem dos caminhões compactadores. “Se a população depositar seu lixo no dia e horário corretos, o serviço só tende a melhorar”, afirma Élvio Dourado.

Confira aqui o cronograma completo de coleta.