Na manhã desta quinta-feira, 22, a equipe da Administração Municipal recebeu, no Gabinete Civil, representantes do Instituto Federal da Bahia – campus de Vitória da Conquista (IFBA), para discutir sobre o potencial do setor mineral na região e a elaboração de um projeto para instalação do Centro Vocacional de Base Mineral no município. Segundo o diretor geral do IFBA, Paulo Marinho, a criação deste projeto já está em fase inicial e assim que concluído, ele será encaminhado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Paulo Marinho, diretor geral do IFBA

“O município tem uma riqueza ainda não explorada na mineração bruta, daí a importância de a gente ter o apoio da Prefeitura. Esta reunião é justamente um pontapé inicial dentro desse processo de consolidação da implantação do Centro Vocacional Tecnológico aqui em Vitória da Conquista. O Centro de Base Mineral vai potencializar uma série de minerais, como manganês, nióbio, diatomita e outros que a população desconhece”, explicou o diretor que foi procurado pela Associação de Pequenos Mineradores de Vitória da Conquista para viabilizar a implantação desse centro específico. A solicitação se deu em virtude da riqueza mineral presente na região.

Na oportunidade, o prefeito Guilherme Menezes destacou o potencial do município para empreendimentos no setor mineral “É importante manter essa parceria com o IFBA, para que possamos buscar apoio político e técnico junto a outros órgãos, para potencializar essa riqueza mineral”, afirmou.

A reunião contou com a presença do professor Tássio Conceição, do secretário de Meio Ambiente, Hudson Castro, e de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, Eliabe Gouveia, e do coordenador de Economia Solidária, Geovane Viana .