O Governo Municipal realizou na manhã da última sexta-feira, 14, no Gabinete Civil, uma reunião preparatória para a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Território de Vitória da Conquista. O evento será aberto ao público e acontecerá no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), no dia 24 de fevereiro, a partir das 8h. Na ocasião, serão eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

A 1ª Conferência Intermunicipal, cujo tema é “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”, acontece com o objetivo de promover a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil. O evento será uma prévia das Conferências Estadual e Nacional que ocorrerão, respectivamente, em abril e maio em todo o país.

Medidas de prevenção – Para o prefeito Guilherme Menezes é importante destacar as ações de prevenção que a Administração Municipal vem realizando ao longo dos anos em Vitória da Conquista. “Temos investido muito em medidas voltadas para evitar perigos ou danos na cidade, como a construção de novos canais de drenagem, que vão dar maior fluidez para a água da chuva, e a limpeza de canais”, comentou.

Rivaldo Gusmão

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão, a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Território de Vitória da Conquista será realizada na próxima segunda-feira, 24, com importantes discussões para o setor. “Os delegados estarão aqui participando dos debates; além disso, serão trabalhados quatro eixos temáticos durante a programação”, explicou.

O primeiro eixo temático vai tratar sobre Gestão Integrada de Risco e Resposta a Desastres. O segundo, vai abordar a Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e Defesa Civil. Já o terceiro vai discutir a Gestão de Conhecimento e Proteção de Defesa Civil. O quarto e último vai abordar a Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção de Defesa Civil das Cidades Resilientes.

Além do prefeito Guilherme Menezes e do coordenador Rivaldo Gusmão, também participaram da reunião preparatória a equipe da Defesa Civil e o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves.

Clique aqui e confira a programação completa.