Representantes do Pré-Vestibular Quilombola se reuniram na manhã dessa segunda-feira, 22, com o secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, no salão de reuniões da Secretaria de Educação. O objetivo do encontro foi discutir uma possível parceria para melhorar ainda mais a qualidade do cursinho oferecido a quilombolas, negros e população de baixa renda.

“Eu já conheço o trabalho do cursinho e sei do empenho da equipe em promover um ensino de qualidade aos estudantes. O que estiver ao alcance da Secretaria de Educação será feito para contribuir com essa importante iniciativa”, disse o secretário de Educação, Ricardo Marques.

Saiba mais – O Pré-Vestibular Quilombola é uma das ações que integra a Política de Promoção da Igualdade Racial, desenvolvida pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Desde 2009, o curso já conseguiu promover a aprovação de mais de 130 quilombolas – alunos, ex-alunos e pré-vestibulandos mobilizados – em instituições como Uesb, Uefs e UFBa.

Em 2013, cem alunos já foram escritos em duas turmas: uma composta por pessoas de comunidades quilombolas, mas que já moram na cidade, comunidades de terreiro, movimento hip hop e outra específica para o curso de medicina, para alunos oriundos de escolas públicas. A turma da manhã é exclusiva de quilombolas.