No início desta semana, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, e do diretor da Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf), Carlos Trindade, visitou a fábrica de remédios da BioCen do Brasil, localizada em Campinas, São Paulo. A visita deu continuidade aos entendimentos iniciados em Havana (Cuba), cidade sede da empresa de medicamentos.

A Prefeitura Municipal está estabelecendo uma parceria com a BioCen para a produção local da linha de antianêmicos desenvolvida pela empresa. Conforme projeto apresentado pelos diretores executivos da empresa, Daniel Ortega e Guilherme Ramos, os remédios poderão ser usados no programa de suplementação a gestantes e, eventualmente, na suplementação de pacientes com câncer, beneficiados pelo projeto de Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer a partir da Atenção Básica, que será desenvolvido nas cidades de Vitória da Conquista e Villa Clara, em Cuba.

Na ocasião, também foi sugerido que o município estabeleça uma parceria com a cidade cubana de Mayabeque para o programa de suplementação a gestantes. “Com esse encontro, estamos estreitando mais ainda os nossos laços com Cuba. Agora, estamos avaliando o projeto e esperamos, em breve, tirar as propostas do papel para melhorar a saúde de nossa população”, avaliou a secretária de Saúde, Márcia Viviane.