Comunicação
Postado em 26 de fevereiro de 2013 as 18:06:21
Vitória da Conquista será reconhecida nacionalmente como referência em matéria de inclusão digital e eficiência, tanto nos equipamentos da Administração Pública quanto na oferta de sinal de Internet gratuito à população. Esse reconhecimento será possível, em breve, graças à implantação do projeto Cidades Digitais, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal.
Há cerca de uma semana, o secretário municipal de Comunicação, Ricardo Marques, acompanhado pelos gerentes municipais de Tecnologia da Informação, Cláudio de Jesus e José Marcos Araújo, participou da primeira reunião de trabalho do projeto, em Brasília. “Vitória da Conquista é a cidade de maior porte entre as selecionadas para o projeto piloto. Então, a visibilidade da iniciativa será maior aqui”, afirma o secretário.
Vitória da Conquista integra o grupo de 80 municípios brasileiros, nos quais será implantado o projeto piloto, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações. A reunião foi o primeiro contato entre os representantes das prefeituras e as empresas que venceram o processo de licitação e serão responsáveis por implantar a infraestrutura do projeto.
Um extenso anel de fibra ótica será instalado em cada cidade de modo a permitir que todos os equipamentos da Administração Pública permaneçam conectados à rede. Dessa forma, será possibilitada a modernização da gestão pública e do atendimento à comunidade. Além disso, o projeto prevê a capacitação de servidores públicos no uso dos aplicativos e da rede e a instalação de pontos de acesso livre e gratuito à Internet para a população.
Outra novidade, para os municípios selecionados pelo projeto, é a inclusão de cursos sobre novas tecnologias entre os oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os alunos podem escolher entre opções como Cabista de Sistema de Telecomunicações, Programador de Sistemas, Instalador e Reparador de Redes, etc.
Referência em tecnologia– Segundo o assessor especial do Núcleo de Tecnologia da Informação, Gilberto Veroneze, Vitória da Conquista se destacou junto ao Ministério das Comunicações por já possuir outras iniciativas na área de novas tecnologias. Um exemplo é o projeto Cidade Digital, de iniciativa da própria Prefeitura, cujos objetivos são semelhantes ao projeto piloto do Ministério das Comunicações: conectar todos os órgãos da Prefeitura por meio de uma rede de Internet, permitindo um melhor atendimento ao público. “A tendência é que o município se consolide como referência em tecnologia no interior da Bahia”, diz Veroneze.