Duas representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, a consulesa Karen (que pediu para não citar seu sobrenome) e a assistente consular Cynthia Hutchinson, visitaram a Prefeitura de Vitória da Conquista, onde foram recebidas pela prefeita Sheila Lemos. Elas encerraram, ontem (24), uma viagem de divulgação pela Bahia, iniciada na segunda-feira (21). O estado integra o distrito consular alcançado pelo órgão internacional, ao lado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Além da prefeita, participaram da reunião o chefe de gabinete, Lucas Dias, e os secretários Marcos Ferreira (Desenvolvimento Econômico), Breno Farias (Desenvolvimento Rural), Michael Farias (Desenvolvimento Social) e Edgard Larry (Educação). Cada um deles expôs, para as visitantes, a realidade com a qual suas respectivas secretarias lidam, assim como os projetos governamentais em andamento e as principais dificuldades que o Governo Municipal enfrenta em cada área.

Segundo Karen, a visita cumpre, inicialmente, o objetivo de descentralizar os contatos do Consulado no estado, fazendo com que a viagem se estendesse por outras cidades para além da capital – antes de chegar a Vitória da Conquista, elas passaram por Salvador, Camaçari e Feira de Santana.

Dessa forma, elas buscaram ouvir os gestores para compreender a situação de cada município visitado. A partir das informações levantadas, elas deverão atuar para estabelecer possíveis parcerias entre as prefeituras, o Consulado estadunidense e o Governo dos Estados Unidos.

Prefeita Sheila Lemos (à esq.), a consulesa Karen (ao centro), e a assistente consular Cynthia Hutchinson

“Aqui é uma Bahia diferente”, explicou a prefeita Sheila Lemos, referindo-se a aspectos climáticos e culturais que diferenciam Vitória da Conquista da imagem geralmente associada à Bahia. A gestora mencionou ainda as dificuldades impostas pela complexidade que caracteriza o município e uma série de iniciativas – a exemplo do Complexo de Escuta Protegida e dos esforços para levar a assistência social a um maior número de pessoas, do Polo Têxtil e do Plano Municipal de Turismo, da Operação Carro-Pipa e da manutenção de 3,3 mil quilômetros de estradas rurais, das reformas e ampliações de mais de 70 unidades de ensino em menos de dois anos, do investimento em tecnologias para facilitar a aprendizagem, entre vários outros projetos do Governo Municipal.

“Em Vitória da Conquista, nós temos muitos desafios e dificuldades. Faltam recursos, mas sobra boa vontade. E fazemos o que é possível com o que temos. Vocês podem ver a quantidade de coisas que estamos fazendo, mesmo sem ter os recursos necessários”, comentou Sheila.

“Espaço espaço para crescer”, diz consulesa

Depois de ouvir os relatos feitos por cada secretário, Karen e Cynthia tomaram nota do que poderia dar margem a futuras possibilidades de projetos em conjunto. “Para mim, Vitória da Conquista é um lugar com muitas demandas e, ao mesmo tempo, muito espaço para crescer”, analisou Karen. “Vou levar essas informações para o Consulado e para a nossa Embaixada, e espero que possamos manter contato”, assegurou a consulesa estadunidense.

Cynthia observou os projetos em andamento em cada secretaria. “Dá para ver que cada um de vocês está investindo pesado”, afirmou a assistente consular. “Nós temos vários departamentos em que talvez a gente possa criar essa parceria, apresentar o representante daqui, o representante de lá, para que eles comecem a conversar entre si e, de repente, fazer uma parceria”, explicou.