Notícias
Postado em 19 de fevereiro de 2013 as 18:30:00
Representantes do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado da Bahia (CRDD – BA) reuniram-se na manhã desta terça-feira, 19, com a equipe da Administração Municipal, no salão de reuniões do Gabinete Civil. O objetivo principal do encontro foi articular parcerias entre o Executivo Municipal e a instituição, a fim de obter melhorias nos trabalhos que os documentalistas desenvolvem junto ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).
“O município sempre teve e continuará tendo boa vontade para ajudar e implementar benfeitorias para os diversos órgãos, porque é de extrema importância que os processos sejam agilizados para garantir a melhoria dos serviços prestados à população. Vamos estudar as sugestões apresentadas e avaliar as possibilidades”, destacou o vice-prefeito, Joás Meira, durante o encontro.
Na ocasião, o presidente do Conselho, Gilberto Alvim, destacou as melhorias realizadas por meio do trabalho conjunto entre a instituição e o poder público. “Desde 2010, com o apoio do Governo Estadual, nós ajudamos a implementar um sistema no Detran que possibilitou maior agilidade nos serviços prestados à população. Implementamos nos 417 municípios da Bahia e queremos expandir para outros estados. Nós temos certeza de que poderemos contar com o apoio da prefeitura”, afirmou o presidente.
Também participaram do encontro, o secretário municipal de Administração,Eliabe Gouveia, a procuradora geral do município, Luana Andrade, e o assessor especial do Gabinete, Gildásio Silveira.
Saiba mais – O Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado da Bahia foi criado no ano de 1998, com o objetivo de legalizar a profissão e auxiliar no desenvolvimento do órgão federal que representa a categoria. Hoje, o Conselho possui mais de 400 filiados em todo Estado.
Apesar de ser uma das ocupações mais antigas no Brasil, a profissão de despachante documentalista somente foi regulamentada pela Lei Federal n.º 10602, de 16 de dezembro de 2002. O profissional da área presta serviços perante os diversos órgãos da União, do Estado, Municípios e Entidades Publicas e Privadas.