Educação
Postado em 16 de junho de 2025 as 15:16:45

Emília e Simone
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) participou da 6ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Educação da Bahia (Feeba), realizada em Salvador. A coordenadora do Plano Municipal de Educação (PME), Emília Guimarães, representou a Smed no evento, e a conselheira Tutelar, Simone Moreira, representou o Fórum Municipal de Educação (FME).
Segundo Emília, o protagonismo juvenil, com a participação dos estudantes, mostrou que a mobilização de toda a sociedade contribui para a avaliação do plano vigente e construção do novo PME para o decênio 2026/2035. “Inserir diálogos consistentes em todos os segmentos e meios políticos educacionais nos relata os pontos de tensionamento previsto no Projeto de Lei – PL Nº2.614/2024 – Novo PNE”.
A coordenadora destacou que dois pontos precisam ser revistos para o próximo os planos (PNE e PME): “Primeiro não há dados suficientes disponíveis nos sites oficiais e há necessidade de defesa da ampliação dos recursos públicos para a educação avançar cada vez mais”, explicou.
Sexta Reunião Ordinária do Feeba – A programação iniciou com a análise política da década 2015/2025, balanço e monitoramento das Metas do Plano Estadual de Educação da Bahia (PEE-BA) e do Plano Nacional de Educação (PNE), com os expositores Prof. Luiz Fernandes Dourado, da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae/FNE); Valdirene Oliveira, da Secretaria da Educação da Bahia (SEC); e Maria Couto Cunha (Anpae/Feeba).
Na sequência foi realizada a divisão dos nove Grupos de Trabalho (GTs), que analisaram os temas Acesso, permanência e equidade na educação básica; Qualidade da Educação e Condições da oferta do ensino; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Especial na perspectiva inclusiva; Educação do Campo, Quilombola e Indígena; Formação e valorização do profissional da educação; Educação Profissional, Ensino Médio e Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec); Educação Superior e Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs); Gestão democrática e financiamento da Educação. Ao final, aconteceu a plenária de apresentação dos destaques, sínteses e propostas de cada GT de Escuta Pública.