Público

Presidentes e dirigentes das cooperativas de crédito de Vitória da Conquista e região participaram, nesta sexta-feira, 8, de um encontro regional. O evento, promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia (Sescoop/Ba), aconteceu no auditório da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac).

Cérgio Tecchio

O encontro constitui uma das iniciativas do Oceb, que tem como objetivo apresentar o novo planejamento estratégico do Sistema, que contou com sugestões das várias cooperativas na sua construção.O presidente do Sistema Oceb-Sescoop/Ba, Cérgio Tecchio, destacou que encontros como esse começaram a ser realizados no ano passado e abrangem as seis regiões do estado. “O cooperativismo é símbolo da democracia e se torna cada vez mais importante à medida que a sociedade brasileira cresce e se torna mais democrática. É em função do espírito democrático do cooperativismo que construímos o planejamento estratégico de forma conjunta”, destacou.

Participaram do encontro, a equipe da Cooperativa de Crédito dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista – Sicoob Credcoob -, representada pela presidente da instituição, Rejane Almeida, o presidente fundador da cooperativa, Pedro Euvaldo, e o diretor operacional, Jeandro Oliveira.

Equipe da Cooperativa de Crédito

Segundo Pedro Euvaldo, que também é conselheiro do Sescoop/Ba para a região Sudoeste, a participação em eventos dessa natureza é uma prática da Sicoob Credcoop. “A nossa cooperativa, fundada há 17 anos, sempre esteve envolvida com o movimento cooperativista. Encontros como esse vem respaldar o trabalho desenvolvido ao longo do ano”, avaliou.

Saiba mais – Única cooperativa de servidores públicos do estado e destaque no Anuário 366 – Cooperativas Brasileiras que Constroem um Mundo Melhor -, a Sicoob Credcoop conta, atualmente, com 2.640 associados, o que representa 25% do quadro de servidores da Prefeitura de Vitória da Conquista.

A cooperativa é dirigida e controlada pelos próprios cooperados, que, em assembleia, decidem o planejamento operacional da instituição. Os associados podem ainda se beneficiar com o retorno de eventuais sobras ou excedentes e têm acesso facilitado ao crédito, podendo também receber o salário por meio da cooperativa. Serviços como empréstimo consignado; empréstimos para aposentados e pensionistas; seguros de vida e automóvel; recebimentos de contas diversas; depósitos; cheque especial; internet banking; aplicações; cartões de crédito e débito; conta corrente e poupança; transferência, entre outros, também são oferecidos.