O amor nos dias atuais foi o assunto de uma palestra realizada, nesta quarta-feira (8), no saguão da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes. Promovido em parceria com o Memorial Professora Heleusa Câmara o tema “Eros X Narciso – Onde encontrar o amor na contemporaneidade?” foi discutido pela psicóloga, especialista na área de relacionamentos e conflitos conjugais e sobrinha da professora Heleusa, Valéria Figueira.


“Apesar de toda a tecnologia que temos disponível, há uma grande dificuldade na formação de vínculos e para isto trazemos à essa discussão a análise de alguns mitos, como Narciso e Eros. O primeiro exemplifica a época individualizada e efêmera que vivemos, enquanto o segundo procura uma conexão mais profunda entre as pessoas”, explanou Valéria ao público presente.

A palestrante também destacou que o espaço da biblioteca é propício para discussões como aquela. “É uma palestra que utiliza de uma linguagem poética e literária. Sou conquistense e confesso que há um sabor palestrar aqui e presencialmente”, disse.

A palestra é mais um evento do programa Biblioteca Viva, implantado pela Coordenação da Biblioteca Municipal. Segundo a coordenadora, Jeane Mary Rocha, desde sua abertura ao público, o espaço busca promover encontros. “Desejamos que as pessoas saibam que Vitória da Conquista possui uma bela biblioteca e aproveitamos o ensejo da palestra para homenagear a professora Heleusa, que também era uma amante dos livros”, destacou Jeane.