Educação
Postado em 28 de outubro de 2021 as 13:31:16
Nesta quinta-feira (28), representantes das secretarias municipais de Educação (Smed) e de Saúde (SMS) e do Núcleo Territorial de Educação (NTE-20) estiveram reunidos para discutir a execução do projeto “Vigilância ativa COVID-19 na Rede Pública de Educação do Estado da Bahia” – Partiu! #TestagemNasEscolas” em Vitória da Conquista. O projeto, encabeçado pelo Governo do Estado, tem como objetivos identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.
Em Vitória da Conquista, num caráter amostral, 1000 pessoas, entre estudantes e funcionários das redes municipal e estadual de educação, devem ser testadas a partir de novembro. As unidades de ensino que participarão serão definidas pelas equipes municipal e estadual. A proposta é que o projeto funcione como uma garantia adicional de que as escolas estaduais e municipais podem reabrir e permanecer abertas com segurança para toda a comunidade escolar.
“Esse projeto vai permitir a avaliação do perfil epidemiológico dos estudantes e dos funcionários da rede pública municipal e estadual de ensino para que a gente entenda a epidemiologia da Covid-19 dentro desse ambiente escolar”, comentou a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Amanda Gomes.
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, diz que o projeto vem somar com todas as atividades que a secretaria tem feito no sentido de preservar a vida de funcionários e alunos. “Esse é um projeto muito importante para o município e para o estado porque é mais uma forma de estarmos cuidando da saúde das pessoas, como temos feito de forma zelosa desde a retomada das aulas presenciais na Rede Municipal”, destacou.
A opinião de Larry é compartilhada pela representante do NTE-20, Solange Santos. Segundo ela, o projeto reforça as ações de prevenção e controle da Covid-19 no ambiente escolar e, por essa razão, é uma parceria necessária e que tem tudo para dar certo.