Na manhã desta sexta-feira, 14, a Rede Municipal de Proteção à Mulher em Situação de Violência, com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, realizou o encerramento das atividades da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” na Praça 9 de Novembro. Na ocasião, foram oferecidas diversas atividades nas áreas de saúde e lazer, além da divulgação do serviço de proteção à mulher no município e dos direitos do idoso por meio do Conselho do Idoso.

Coordenadora do Crav, Angélica Andrade.

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav) e presidente do Conselho da Mulher, Angélica Andrade, falou sobre as parcerias para a realização do evento. “O encerramento dessa campanha que começou no dia 20 de novembro contou com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde”. A equipe do Sesc estava no local realizando aferição de pressão, testes de glicemia, massagem, entre outros. “Fomos procurados pelo Crav para participar de algumas atividades que já fazemos normalmente. Essas ações são voltadas para a autoestima e a valorização do cidadão”, conta o orientador Social do Sesc, Marcelo Lopes.

Orientador social do Sesc, Marcelo Lopes.

Os representantes do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas Central), Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Creas Pop) e Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bruno Barcelar também estavam presentes no encerramento.

Luta mundial– A campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” foi criada em 1991 por feministas e movimentos de mulheres ligados ao Centro para Liderança Global das Mulheres, o Center for Womens’s Global Leadership.

A campanha ocorre atualmente em 159 países, no período de 25 de novembro (Dia Internacional pela Não Violência contra as Mulheres ) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). Comtempla ainda outras datas importantes neste período de 1º de dezembro (Dia Mundial de Combate à Aids) a 6 de dezembro (Campanha Mundial do Laço Branco/ Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres). No Brasil, a campanha começa em 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, até o dia 10 de dezembro.

[nggallery id=18]