A recuperação da Área de Preservação Permanente do Rio Verruga é realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista graças a um convênio firmado com o Fundo Nacional de Meio Ambiente. A execução começou em julho, com a limpeza e a retirada de ervas daninhas da Lagoa do Jurema.

Na última quinta-feira (6), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também iniciou a abertura das covas e o tratamento do solo com adubação para realizar posteriormente o plantio de diversas mudas nativas.

A Secretaria de Meio Ambiente vai instalar também uma cerca provisória para evitar o despejo ilegal de lixo no local. “O processo de plantio e cercamento reforçado da área faz parte do projeto de recuperação da Área de Preservação Permanente do Rio Verruga (Convênio nº 880160/2018), pois a Lagoa do Jurema é uma das áreas que tem nascentes do Rio Verruga”, explicou a secretária da pasta, Ana Cláudia Passos.

Segundo a secretária, um trabalho de Educação Ambiental em todo o entorno da Lagoa do Jurema também está sendo programado.