Celebrado neste 5 de maio, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado com o objetivo principal de chamar a atenção dos órgãos públicos e da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. E para envolver a comunidade em torno desse tema, a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, na manhã de hoje, um momento recreativo e lúdico com alunos da Rede Municipal de Ensino, seguido de plantio de árvores na área do Orquidário Municipal Zilda Gusmão.

A prefeita Sheila Lemos plantou a primeira muda de umbu-cajá retirada da árvore centenária que caiu na Praça Vitor Brito. Outras mudas foram plantadas por alunos da Escola Municipal Ita David Castro. Também foram entregues cerca de 150 mudas durante o dia de hoje. Além disso, aproximadamente 90 alunos receberam aula ao ar livre sobre a preservação do meio ambiente.

“Entendemos que o meio ambiente bem conservado é qualidade de vida para a população, e a gente tem aberto espaços públicos para que a população possa apreciar a natureza, que as nossas crianças aprendam a conviver em harmonia com a natureza. O orquidário, por exemplo, é um espaço muito bonito, contemplativo. Nós vamos cuidar sempre do meio ambiente e trazer sempre as crianças para participarem desse momento, porque através dessa educação ambiental que damos às nossas crianças é que vamos ter uma cidade melhor para se viver e um planeta melhor”, declarou a prefeita.

O aluno Daniel Carvalho, de 8 anos, participou do plantio de uma muda e falou da importância das árvores. “É porque traz ar puro, traz comida, é casa para os animais, traz muita coisa. Fabrica mel, fabrica pólen, as abelhas fazem mel com as folhas, com as árvores. É muito importante”, disse o menino. Heitor Ravi e Isabela Matos Santos, ambos com sete anos, também gostaram do passeio e do que estavam aprendendo no Orquidário. Eles já têm consciência de preservação do meio ambiente. Heitor explicou que não se jogar no lixo no chão, para não sujar o meio ambiente e cuidar das plantas e árvores. Isabela também destacou que devemos cuidar e tratar bem os animais.

Para a diretora da unidade escolar, Maria Tereza, muita satisfação em comemorar a data com os alunos no Orquidário. “Sabemos que as nossas crianças desde pequeninas precisam desenvolver a consciência ambiental, para que no futuro elas possam se cidadãs conscientes e termos um ambiente equilibrado para as gerações futuras. Tem crianças dizendo que é o melhor dia da vida delas. É motivo de muita satisfação”. Ela agradeceu a parceria entre as secretarias que proporcionaou o passeio aos alunos.

Além do plantio, prefeita participou do lançamento da Turminha do Melo

Representando a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a subsecretária Selma Maria de Oliveira Silva parabenizou a diretora Maria Tereza. “Parabenizar e agradecer pelo seu olhar, pelo seu envolvimento, principalmente trazendo essas crianças hoje, num dia frio, mas prazeroso, para eles sentirem o que é a natureza”.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, explicou que tem trabalhado a Educação Ambiental: “Hoje iniciamos aqui com pé direito. Convidamos a Escola Municipal Prof.ª Ita David de Castro para poder estar aqui com as crianças e há uma galerinha conhecendo pela primeira vez o Orquidário. Estamos aqui felizes por poder estar trabalhando e mostrando para essas crianças a importância do meio ambiente”.

Ana Cláudia acrescentou ainda a importância de se formar cidadãos que se preocupam com o meio ambiente. “Mostramos o meliponário, as orquídeas e preparamos várias atividades aqui para eles, nesta manhã, como teatro de fantoches, oficinas de pintura facial e recreação. Tivemos o plantio de árvore de mudas que vão ajudar na preservação das nascentes que têm aqui dentro desse espaço”, completou.

Ana Cláudia entregando mudas para alunos da Ita David

São várias ações que vão ser realizadas durante essa semana. Hoje, por exemplo, está sendo realizado o transplantio de árvores. “Árvores que seriam erradicados, estamos transplantando para a Avenida Brumado, dentre elas temos frutíferas, que é muito interessante para a questão dos animais, dos pássaros, e também da população que por ali caminha”, completou Ana Cláudia.

Confira a programação:

6/6 – manhã – visitação guiada e piquenique dos alunos do Sesc ao Poço Escuro.

7/6 – 14h – palestra aos servidores da Prefeitura com a temática “Objetivos de desenvolvimento sustentável no serviço público: Como posso colaborar?”, com a palestrante Ludmila Araújo