Nos dias 3 e 4 de dezembro acontecerá a terceira prova da Gincana Municipal “Todos Contra Dengue”, que tem como meta o recolhimento de pneus – objeto considerado um dos principais criadouros do mosquito, quando deixado exposto ao ar livre.

Cada pneu de carro, moto e bicicleta valerá 25 pontos, e os pneus maiores (de caminhão, trator) valerão 50 pontos. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é a coleta de mais de 4 mil pneus durante essa prova. “Essa é uma prova muito aguardada pelos participantes, pois a possibilidade de pontuação é muito grande, por conta da contagem que é individual”, avaliou a coordenadora de endemias, Poliana Gusmão.

A retirada de pneus é uma das atividades de rotina da equipe de endemias, que, semanalmente, passa pelas borracharias cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde. Em 2013, até o mês de novembro, os agentes de endemias já retiram cerca de 30 mil pneus que poderiam estar poluindo a cidade por conta do descarte inadequado. Os pneus retirados são encaminhados para uma empresa de reciclagem.

O objetivo principal da gincana é mobilizar a comunidade quanto à prevenção contra dengue. As provas da gincana ocorrerão no período de 25 de novembro a 27 de dezembro de 2013, com atividades educativas, retirada de depósitos, trabalhos em pontos críticos da cidade, trabalho com a comunidade, prova surpresa e encerramento.