Com o aumento do número de casos de Covid-19 e Influenza A no município, a Prefeitura de Vitória da Conquista transformou o Centro Covid-19 em Gripário Municipal com o objetivo de aumentar a oferta de atendimento aos pacientes com síndrome gripal. No mês de janeiro, a unidade fez 4.087 atendimentos médicos, número sete vezes maior que os atendimentos de dezembro.

De 1º a 31 de janeiro também foram feitos 2.838 testes de antígeno e três testes rápidos de anticorpos em pacientes não vacinados. Entre consultas médicas e procedimentos, foram contabilizados 6.928 atendimentos realizados pelo Gripário. A maioria dos pacientes tem positivado para Covid-19, mas apresenta sintomas leves.

Dos pacientes atendidos nesse período, 12 precisaram ser transferidos para uma unidade hospitalar e 41 foram internados para tratamento, mas já receberam alta.

A secretária municipal de Saúde, Ramona Cequeira, afirma que, com os vírus da Covid-19 e da Influenza em circulação no município, o objetivo tem sido fazer o diagnóstico em tempo oportuno. “Assim, podemos fazer os devidos encaminhamentos de cada paciente e também avaliar o cenário epidemiológico no nosso município. As nossas unidades de saúde também têm acolhido os pacientes com sintomas gripais e o Gripário está atuando na retaguarda para garantir mais atendimento à nossa população que tem feito a notificação pelo call center ou pelo site”, ressaltou a secretária.

Em caso de sintomas gripais, a notificação pode ser feita de forma on-line pelo site notifica.pmvc.ba.gov.br, nas unidades de saúde ou pelo call center pelo número 3429-3450. Com a grande demanda, o tempo de espera para atendimento telefônico pode demorar mais que o desejado.