Desenvolvimento Social
Postado em 5 de abril de 2013 as 13:17:33
A segunda capacitação será realizada no período de 22 a 24 de abril
Teve início nesta quinta-feira, 4, no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família, o seminário de abertura da capacitação “Formação e Assessoria: Qualificando os serviços socioassistenciais”. O evento é promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto de Saúde Integral (ISIBA).
A formação contou com a participação do vice-prefeito, Joás Meira, do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, da coordenadora da Proteção Social Especial, Kátia Freitas e do juiz da Infância, Dr. Juvino Henrique Brito. Além deles, também estiveram presentes o coordenador do programa Bahia Acolhe, Adauto Leite e a coordenadora do Movimento Nacional de População em Situação de Rua, Maria Lúcia Pereira, entre outras autoridades.
O objetivo do seminário é proporcionar a formação, em serviço e assessoria, para os agentes que trabalham diretamente no atendimento à população em situação de rua. A iniciativa propõe um processo de formação a partir da lógica intersetorial, envolvendo todos os agentes sociais no enfrentamento da situação de rua, de maneira sistêmica e interligada.
Na oportunidade, a coordenadora municipal da Proteção Social Especial, Kátia Freitas, destacou a importância do trabalho em rede e falou do serviço que é oferecido pela Prefeitura, por meio dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social a População em Situação de Rua (Creas Pop). “A Prefeitura criou um serviço de equipe de abordagem que está presente nas ruas todos os dias, identificando quem é essa população e realizando os encaminhamentos necessários”, explicou.
Já o coordenador do Bahia Acolhe, Adauto Leite, destacou a relevância da formação para o serviço dos agentes e do trabalho desenvolvido no município. “Sinto-me muito feliz em trabalhar com Vitória da Conquista, principalmente porque a rede aqui é extremamente articulada e também porque aqui as pessoas estão comprometidas em fazer um trabalho bem feito e comprometido com a causa”, afirmou Adauto.
Ao longo do seminário, foram apresentadas as ações do Programa Bahia Acolhe e do Movimento Nacional de População em Situação de Rua, bem como o projeto de qualificação dos serviços. A formação continua ainda neste mês com uma segunda capacitação, entretanto, em datas diferentes das que foram divulgadas anteriormente. Agora, ao invés de acontecer entre os dias 8 e 10 de abril, a capacitação será realizada no período de 22 a 24 de abril.