Nesta segunda-feira, 21, teve início o curso de Auxiliar Administrativo, oferecido pelo programa que faz parte do Programa Nacional de Qualificação, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Qualifica Conquista é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), e tem como principal objetivo contribuir para a inserção da população do município no mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional e atualização constantes.

Leonardo David, professor do curso de Auxiliar Administrativo

O professor do curso de Auxiliar Administrativo, Leonardo David, destacou o foco principal do curso. “Pretendemos, com o curso, fomentar os jovens no mercado de trabalho. A grande maioria está em busca de um bom emprego e esta é uma oportunidade para se prepararem, para que possam efetivamente exercer uma função com louvor dentro de uma empresa”, disse.

Deisy Oliveira

Deisy Oliveira, 36 anos, é cozinheira profissional, mas quer experimentar outras áreas, por isso optou pelo curso. “Todas as empresas, por menores que sejam, precisam de alguém para cuidar da parte administrativa. Normalmente, esses tipos de cursos são caros, mas hoje estou tendo a oportunidade de fazer um de forma gratuita. Essa é uma maneira de me qualificar pra ter uma chance a mais”, explicou.

Rogério Rodrigues

Rogério Rodrigues, 33 anos, está empregado, no entanto, quer ampliar as suas possibilidades profissionais. “Hoje estou em uma empresa graças ao curso que fiz pelo Pronatec de porteiro e vigia. Agora, estou em busca de uma promoção e, para isso, escolhi o curso de Auxiliar Administrativo, para enriquecer o meu currículo e me abrir mais portas”, declarou.

O Qualifica Conquista oferece cursos que contemplam temas diversos e capacita anualmente cerca de 800 pessoas. No total, foram disponibilizadas 89 vagas para os cursos de Informática, Eletricista, Pedreiro e Auxiliar Administrativo. Cada capacitação tem duração de 40 horas semanais.