Em sua 15ª edição, a Mostra de Cinema Conquista estreou na noite de ontem (15) com a sala principal do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima lotada. A mostra retorna no formato presencial após dois anos devido à pandemia da Covid-19 e vai até o dia 18 de novembro, com exibição de curtas e longas metragens, cursos e oficinas audiovisuais e conta com o apoio financeiro da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel).

Xangai

Em seu discurso na abertura, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Xangai, ressaltou a importância de incentivar a arte regional.” É uma celebração ver a Mostra de Cinema e reconhecer o valor das pessoas que se empenham para trazê-la para o público apreciar”, declarou Xangai.

Segundo o organizador, Esmon Primo, a presença física das pessoas em um evento de cinema é algo insubstituível. Durante as homenagens, Esmon recordou que Mostra de Cinema Conquista se originou com o projeto Janela Indiscreta, da Uesb, e por seu idealizador, Jorge Melchisedeque, falecido em 2001.

Esmon Primo

Este ano, a temática: “Um olhar para o novo cinema” enfatiza a participação de produções nacionais, com 29 filmes, sendo dez longas-metragens e 19 curtas, que exploram a identidade regional. Para a estreia, foi escolhido o premiado filme Alice dos Anjos (2021), dirigido por Daniel Almeida e produzido em Vitória da Conquista. “Depois de dois anos sem a mostra acontecer é muito importante ver os filmes serem apresentados da forma como foram pensados, com a presença do público”, disse o curador da mostra, Marcelo Miranda.

Antes da exibição de Alice dos Anjos, a camerata Neojiba executou o concerto da trilha sonora composta para o filme.

O curador da 15ª Mostra de Cinema Conquista, Marcelo Miranda

A professora Sônia Miranda foi acompanhada pelo filho, Paulo Eduardo, ambos pela primeira vez no evento. “Viemos para conhecer o evento e estamos encantados. Agora é divulgar para os amigos para que possam também vir”, afirma Sônia. “Gosto muito do cinema nacional e principalmente de filmes que proponham uma reflexão. Sei que a mostra está repleta de produções assim”, reitera Paulo.

A professora Sônia e o filho,o Paulo

Mostra Cinema Conquista nas redes sociais

Para saber mais sobre a programação geral do evento, siga os perfis da Mostra Cinema Conquista no Instagram e no Facebook.