Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 8 de novembro de 2012 as 13:48:57 e atualizado em 11 de dezembro de 2012 as 11:36:36
“A mostra coloca Vitória da Conquista no cenário do cinema de todo o Brasil”, destaca o professor e radialista, Elton Becker
Após oito anos de existência, a Mostra Cinema Conquista formou um considerável número de seguidores fiéis. Boa parte deles esteve presente à abertura oficial do evento, realizada na noite desta quarta-feira, 7, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, com a exibição do longa-metragem Ritos de Passagem, de Chico Liberato.
Em comum entre eles, podem ser citadas as expectativas positivas com relação à edição 2012 da Mostra, que já adquiriu relevância nacional. O jornalista Rafael Carvalho, cinéfilo que se dedica ao trabalho de crítica e pesquisa sobre a sétima arte, acredita no potencial democratizante do evento. “A expectativa da Mostra é trazer produções de um cinema nacional que, às vezes, a maioria das pessoas desconhece, e ao qual elas não têm acesso”, explica.
Além dos filmes, Rafael atribui grande importância às demais atrações oferecidas pela Mostra, como as atividades de formação e as discussões teóricas sobre cinema. “São debates e contatos com pessoas que vivem o cinema e criam um diálogo muito forte com as pessoas daqui de Vitória da Conquista”, diz.
“Louvável”– A professora Lana Sheila Rocha participa da Mostra Cinema Conquista desde sua primeira edição, há oito anos. E bem antes disso, há 20 anos, no nascedouro do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo UESB, ela também já estava presente. “Acho louvável a terra de Glauber Rocha ter uma mostra de cinema como esta”, disse, antes do início da solenidade de abertura. Sobre as expectativas para a atual edição do evento, ela foi taxativa: “São as melhores possíveis, principalmente por conta da programação de filmes que serão exibidos”. Lana disse estar ansiosa para ver “A Febre do Rato”, de Cláudio Assis. O longa será exibido no sábado, 10, às 21h40.
“Oportunidade”– O professor e radialista Elton Becker é a “voz” da Mostra desde as primeiras edições. Locutor oficial do evento, ele faz questão de ressaltar as ligações entre a Mostra e o programa do qual ela se originou: “A Mostra coloca Vitória da Conquista no cenário do cinema de todo o Brasil e oferece ao público uma grande oportunidade de ver, ouvir e falar de cinema, que é a proposta original do Janela Indiscreta”.