Teve início nessa terça-feira, 22, a IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. A abertura do encontro, que aconteceu no auditório do Polo de Educação Permanente do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), contou com a participação de mais de 400 mulheres.

Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, a iniciativa tem como objetivo traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam efetivas. Ainda na oportunidade, serão encaminhadas propostas para as conferências Estadual e Nacional de Políticas para as Mulheres.

Em sua fala de abertura, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas, representando o prefeito Guilherme Menezes na ocasião, destacou alguns avanços nas políticas públicas para mulheres em Vitória da Conquista, a exemplo da implantação do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos e da coordenação municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Maria Helena Ferraz, agradeceu a Prefeitura Municipal pelo apoio e empenho. “Esse auditório lotado mostra que a causa das mulheres é vista com bastante importância aqui em Vitória da Conquista”, disse aos presentes.

A representante da Secretaria e do Conselho Estadual da Mulher, Rosângela Araújo, reafirmou a necessidade de empoderamento da mulher. “Necessitamos garantir o acesso de mais mulheres nos espaços de poder e precisamos sair daqui com propostas para fortalecer a Conferência Estadual e seguir em direção a Conferência Nacional”.

O vereador Fernando Vasconcelos, representante da Câmara Municipal, lembrou que muitas ações concretas em defesa dos direitos das mulheres já foram implementadas no município. “Temos o privilégio de contar com um Governo Municipal que tem como um dos diferenciais trabalhar políticas públicas para mulheres”. E Raphaela Souza, representantes do Movimento LGBT, afirmou a importância das travestis e transexuais estarem inseridas no debate. “Também somos mulheres e lutamos para que essas políticas sejam efetivadas a cada dia”.

Cidade mobilizada –A solenidade de abertura contou com palestra da coordenadora de Ações de Prevenção da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República, Terezinha Gonçalves. Durante a discussão do tema “Importância do Sistema Nacional de Políticas para Mulheres”, a coordenadora parabenizou às presentes e destacou que a conferência de Vitória da Conquista foi a que mobilizou maior número de participantes na Bahia.

A IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres segue nesta quarta-feira, 23, com discussões em grupos de trabalho, aprovação das propostas e eleição das delegadas que representarão Vitória da Conquista na Conferência Estadual.