Uma equipe do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) visitou, na manhã dessa quinta-feira, 10, os cursos de Formação Inicial e Continuada do Serviço Nacional do Comércio (Senac). O objetivo da atividade foi realizar o acompanhamento dos alunos durante o período dos cursos, observando a frequência, a participação e o desenvolvimento dos mesmos nas atividades propostas.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada têm a intenção de proporcionar aos participantes o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social; atender às demandas de formação e conhecimento técnico, prático, científico e tecnológico; contribuir para a inserção e reinserção dos trabalhadores no mundo do trabalho e promover a cidadania e a inclusão social através da formação para o trabalho.

Além dos cursos profissionalizantes, como promotor de vendas, auxiliar de administração, recepcionista, cuidador de idoso, maquiador, costureiro, garçom, auxiliar de cozinha, manicure e pedicure e atendente de nutrição, o Pronatec conta com o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho), que aumenta as condições de acesso ao mercado de trabalho.

Somente em 2013, mais de 2.300 pessoas em situação de vulnerabilidade social foram capacitadas pelo Pronatec em Vitória da Conquista. O Programa foi criado pelo Governo Federal, por meio do Plano Brasil Sem Miséria.