Estão abertas as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Pronatec na área da construção civil, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Senai. Os cursos são de pedreiro, pintor, encanador e carpinteiro.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Juracy Magalhães, nº 82, bairro Jurema, das 8h às 12h e 14h às 17h, até o dia 12. Os interessados devem apresentar RG e CPF e ter mais de 18 anos.

Mão de obra qualificada –O Pronatec oferece, atualmente, mais de 30 cursos profissionalizantes e técnicos, todos com certificação, em parceria com o Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Senac e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Ifba. Os cursos visam criar oportunidades de geração de emprego e renda às pessoas em situação de vulnerabilidade social ou em condições de extrema pobreza, atendidas pelo Programa Bolsa Família a fim de possibilitar uma porta de saída para os beneficiados do Programa.

Além dos cursos, são disponibilizadas oficinas permanentes nos loteamentos Bruno Bacelar, Vila América, Recanto das Águas e Ipanema. Ao todo, já foram beneficiados mais de 2.180 pessoas pelo Programa. São pessoas como o estudante Lucas Oliveira, 24, do curso de programador Web, para quem o curso está sendo uma excelente oportunidade para sua qualificação profissional.

“O curso de programação tem sido uma experiência muito importante para me qualificar nessa área da informática. Já tinha algumas noções, mas agora estou apto pra disputar uma vaga nesse mercado”, destaca o estudante.