Jovens e adultos em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho deram início, nesta semana, as aulas do curso de pintura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Pronatec. O curso, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem/Senai, é parte de um projeto de capacitação de profissionais para ocupar as vagas que se multiplicam com o crescimento da construção civil.

O ramo da construção civil tem aumentado muito o número de vagas, no entanto, a quantidade de mão de obra capacitada não condiz com o demanda. O cargo de pintor de obra, por exemplo, é um dos que está em evidência, mas que não tem profissionais suficientes para completar todas as oportunidades em aberto.

O curso, que oferece 60h de disciplinas teóricas, além de atividades práticas, atraiu o interesse de 40 alunos de diferentes idades, que veem na construção civil a possibilidade de um bom emprego. É o caso de Maria Sônia Santos que, há dois anos sem trabalhar por causa de um AVC, quer agora voltar ao mercado de trabalho. “Eu fui a última pessoa a efetuar a inscrição, não pretendo desistir mesmo”.