Cerimônia de entrega de certificados será no Senac, às 14h

Cerca de 600 participantes de cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) serão certificados na próxima quarta-feira, 31. O programa federal é desenvolvido em Vitória da Conquista pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A cerimônia de certificação acontecerá às 14h, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Durante o primeiro semestre de 2013, os concluintes participaram dos cursos profissionalizantes de manicure e pedicure, maquiador, auxiliar-administrativo, promotor de vendas, auxiliar de cozinha, garçom, porteiro e vigia, costureiro, atendente de nutrição, cuidador de idosos e recepcionista.

“O Senac é uma instituição renomada em todo o Brasil. Receber esse certificado é muito importante para esses jovens, tanto no aspecto profissional quanto no social”, avalia a coordenadora do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho), Carla Santana.

Pronatec – Criado pelo Governo Federal, o programa já qualificou cerca de 2 mil pessoas em Vitória da Conquista, durante o ano de 2012. Em 2013, a meta é qualificar mais de 3 mil pessoas através do Acessuas Trabalho. O objetivo do Pronatec é interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira, promovendo maiores oportunidades de trabalho e geração de renda. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem auxílio-transporte, auxílio-alimentação e todo o material didático.