O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio do Plano Brasil Sem Miséria, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em Vitória da Conquista, o programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Na tarde dessa quinta-feira, 19, aconteceu, no auditório do Cemae, a solenidade de entrega dos certificados de 21 turmas do segundo semestre de 2013 do programa, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Márcio Higino Melo

O chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, que, na ocasião, representou o prefeito Guilherme Menezes, destacou a importância de programas como o Pronatec, que promovem a qualificação profissional da população. “Hoje temos um Brasil de esperanças e de oportunidades, que se materializam por meio de diversos programas sociais, visando à preparação das pessoas por meio de diferentes formas de conhecimento. Todos aqui são cidadãos que, na medida que venceram as etapas do programa, se tornaram pessoas qualificadas para o mercado de trabalho”, afirmou.

Miguel Felício

O Pronatec busca interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para população brasileira, promovendo mais oportunidades de trabalho e geração de renda. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem auxílio-transporte, auxílio-alimentação e todo o material didático. “Trata-se de um programa federal que o Governo Municipal aderiu com a finalidade de contribuir com o crescimento do país e do nosso município, por meio da formação de mão de obra qualificada. O Pronatec tem sido desenvolvido em Vitória da Conquista com muita dedicação às pessoas que mais necessitam de oportunidades para ampliar seus conhecimentos e se profissionalizarem”, certificou o secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício.

Gigiane Ferraz

Vitória da Conquista tem se diferenciado das outras cidades brasileiras e se igualado a muitas capitais pelo trabalho expressivo que vem sendo desenvolvido aqui. “Em 2013, foram 47 turmas, o que equivale a mais de 1.400 alunos. Temos realizado, em parceria com a Prefeitura Municipal, um trabalho bastante produtivo. Este ano, montamos o setor Banco de Oportunidades, que tem se destacado pela inserção de um grande número de alunos no mercado de trabalho, passando a frente da capital do estado, Salvador”, disse a gerente do Senac, Gigiane Ferraz.

Coriolano Moraes

Representando a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, o vereador Coriolano Moraes ressaltou a importância do Pronatec para a população conquistense. “Esse programa inclui as pessoas e proporciona a abertura de diversas possibilidades econômicas e, principalmente, do resgate da dignidade e da autoestima da população. É importante quando temos um trabalho conjunto como esse, que envolve os governos Federal e Municipal e instituições sérias como o Senac, atuando para o crescimento das pessoas”, disse.

Gigiane e Ivani Cardoso

Satisfação –As 21 turmas certificadas pelo Pronatec são dos seguintes cursos: promotor de vendas, auxiliar de administração, recepcionista, recepcionista em meios de hospedagem, cuidador de idoso, porteiro e vigia, maquiador, manicure e pedicure, costureiro, garçom, auxiliar de cozinha e atendente de nutrição. Ivani Cardoso dos Santos, 47 anos, é moradora do Coveima e concluiu o curso de cuidador de idoso. “Eu já trabalho como cuidadora de idoso e para mim o curso foi uma experiência maravilhosa. Eu estou fazendo o curso técnico em enfermagem, uni o útil ao agradável. Foi um grande aprendizado e mais uma oportunidade para mim, no mercado de trabalho”, declarou.

Evani Silva

Evani Silva, 27 anos, optou pelo curso de promotor de vendas e evidenciou a sua satisfação em relação ao curso. “Um curso com pessoas altamente capacitadas. A Prefeitura Municipal está de parabéns por abraçar esse programa que é desenvolvido em parceria com o Senac. Foi muito enriquecedor para mim, e da minha turma de trinta alunos todos concluíram o curso”.

O Pronatec já qualificou mais de 4 mil conquistenses nos últimos dois anos, por meio do Acessuas Trabalho. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem auxílio-transporte, auxílio-alimentação e todo o material didático. Em 2014, o Senac ofertará mais de 4 mil vagas para diferentes cursos.