Os jovens conquistenses terão mais uma ferramenta para os ajudarem na decisão de que carreira seguir. É o Projeto Rumos – Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreiras – elaborado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre) e que tem o objetivo de facilitar a escolha de uma profissão que responda aos anseios dos jovens entre 15 e 29 anos, reduzindo o risco de frustração na área profissional.

Com o projeto, a Coordenação Municipal de Juventude e o serviço de Psicologia da Semtre estarão realizando encontros em bairros e em diversos programas sociais do Governo Municipal. Nas primeiras reuniões serão apresentados o objetivo do projeto e as políticas públicas do município, além da aplicação dos testes vocacionais. Após isso, haverá a apresentação dos dados sobre o perfil de cada jovem participante e a indicação dos acessos para qualificação e emprego.

Com base nesse questionário, a equipe responsável pelo projeto indicará aos jovens, de acordo o seu perfil, quais são as trajetórias de trabalho e de renda que poderão ter no futuro. “A nossa ideia é fazer um recorte dessa juventude que não sabe em que área atuar, qual curso fazer e não se sente valorizada. Esse jovem vai se conscientizar do seu papel e saberá o que executar enquanto cidadão conquistense”, disse o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano.

O primeiro encontro será com a juventude do bairro Bruno Bacelar no dia 9 de agosto, às 19h30. O evento acontece no Espaço Farol, localizado na Rua Frei Vital, Nº 42, Bruno Bacelar.

Segundo a técnica responsável pelo Rumos, Jamília Gomes, além de oferecer a orientação e qualificação profissional, “o objetivo da oficina é possibilitar a mudança de profissão daquelas pessoas que não se identificam com a ocupação atual e está buscando outra área de atuação”.