Notícias
Postado em 14 de julho de 2014 as 15:00:31
O projeto foi apresentado pela Polícia Militar para diferentes autoridades na manhã da última quinta-feira, 10, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente
As estratégias em políticas públicas de segurança avançam em Vitória da Conquista. Prova disso é a estruturação de mais uma nova medida de segurança no município: o Projeto Policiando Cidadania na Escola, que foi apresentado para autoridades dos Poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público, representantes de conselhos municipais e de várias instituições na manhã da última quinta-feira, 10, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente.
O projeto prevê uma atuação e um planejamento conjunto entre a 77ª e a 78ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) com o Governo Municipal, Conselhos Municipais de Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Polícia Civil, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), entre outras instituições para o fortalecimento e a articulação de ações preventivas de garantia da segurança de alunos, professores e profissionais nas escolas.
Com a medida, espera-se combater, entre outros, aviolência e os atos infracionais no ambiente escolar a partir da potencialização de ações voltadas para a disciplina, o diálogo e os encaminhamentos para centros, programas e projetos sociais. “O que a gente quer a princípio é unir forças com outras instituições para que a gente possa combater as situações encontradas, pois acreditamos que não se trata apenas de um problema de segurança pública”, declarou o comandante da 77ª CIPM, major Souza Lima.
Com o Policiando Cidadania na Escola, a Polícia Militar busca apontar diretrizes de intervenções de violência que acontecem no ambiente das unidades escolares das Redes Municipal e Estadual e ampliar as experiências de segurança que já são desenvolvidas em Vitória da Conquista com essa finalidade. “Já realizamos algumas ações nas escolas municipais, mas nosso intuito é expandir para mais unidades, com base nas experiências que já temos, e estruturar essas ações de forma a construir algo que atenda as particularidades da cidade”, informou o comandante da 78ª CIPM, major Selmo Luiz de Sales.
Um dos passos para a execução do projeto é a Criação de um Comitê Interinstitucional que atue em rede com as principais instituições e que seja orientado por um projeto de intervenção e materializado por meio de um protocolo de intervenções técnico-institucional. Conforme o major Souza Lima, o Comitê vai permitir um maior engajamento por parte das instituições envolvidas. Outra proposta é a criação de um Conselho Comunitário de Segurança Escolar (Conseg – Escolar).
“Esse projeto é uma iniciativa importante e deve ser apoiado por todos os segmentos envolvidos”, ressaltou o juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Dr. Junino Henrique Brito.
Autoridades municipais – Durante a reunião, o Governo Municipal foi representado pelo vice-prefeito, Joás Meira – que, na oportunidade, representou o prefeito Guilherme Menezes -, pelo chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, pelo assessor especial do Gabinete, Gildásio Silveira, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, pela assessora da Secretaria Municipal de Educação, Priscila Dantas e demais representantes das secretarias de Saúde e Serviços Públicos.
“Gostaríamos de parabenizar a Polícia Militar pela inciativa e dizer que o Governo Municipal está à disposição. Ficamos muito felizes por esse trabalho em conjunto que pode ser modelo para outras comunidades e outras cidades”, disse Joás Meira.