O encerramento com apresentação dos resultados da 9ª edição do Projeto Lápis na Mão aconteceu nessa quarta-feira (4) e premiou alunos de escolas públicas de Vitória da Conquista nas categorias de Redação e Artes Visuais. Com o tema “A Luta Contra o Racismo: Reconhecer para Transformar”,  essa edição envolveu 44 escolas públicas e cerca de 40 mil alunos, direta ou indiretamente. E os alunos da Escolas Municipais fizeram bonito, a começar pelo auditório lotado, com torcida organizada dos alunos que desejavam ver o colega vitorioso.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, agradeceu à TV Sudoeste por oportunizar, não só ao Município, mas também às empresas parceiras, a participação em um projeto desta magnitude. “Este ano, a Smed realizou a Jornada Pedagógica com o tema ‘Diálogos Étnico Raciais: Por uma Educação Antirracista’, justamente por entender a importância dessa temática. Portanto, foi uma escolha muito assertiva o tema dessa edição do projeto Lápis da Mão”, disse o secretário. “Reafirmamos nosso compromisso de continuar participando do Projeto Lápis na Mão, dada à importância e magnitude no nosso município e região”, acrescentou.

De acordo com o superintendente da TV Sudoeste, Cauto Freitas, o evento sempre traz a educação como elemento principal. “Independentemente da colocação que a pessoa ficar, sempre enfatizamos que o aluno terá um aprendizado diferenciado. Claro que a escola sempre dá esta base e os professores estão de parabéns, mas é um ‘algo a mais’ que aprenderam para a vida. Esse conhecimento ninguém tira. Temos certeza que a educação é a base de tudo”, afirmou Cauto.

A Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa teve três alunos vencedores em Artes Visuais. Matriculada no 8º ano, Vitória Santos de Souza, primeira colocada na categoria áudio e vídeo, contou que estava muito emocionada. “Primeira vez participando, não imaginava que iria ganhar, mas, graças a Deus, eu passei e ganhei”.

Estudante do 9º ano, Hellen Victória dos Santos Souza foi primeiro lugar na Categoria Fotografia. “Minhas inspirações foram minha mãe e bisavó. Eu quis trazer um pouquinho do que elas passaram e do que eu passei também na minha infância, em relação ao cabelo, a ser negra. Estou muito feliz, porque sempre gostei muito de fotografia e foi uma realização para mim. Agradeço por este projeto lindo”.

Vencedor na categoria Escultura, Alexandro Alcântara Alves Moreira está no 9º ano. “Agradeço a Deus e à minha família. Tive a oportunidade e, este ano, ganhei. Estou muito feliz”.

Outro ganhador em Artes Visuais foi o aluno 9º ano da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, Arthur dos Santos Oliveira, na categoria Pintura. “Estou muito feliz, meu trabalho foi descoberto”.

Aluno do 7º ano da Escola Municipal Prof.ᵃ Marlene Flores, Arthur Andrade Menezes foi o vencedor na Redação, categoria Ensino Fundamental II – 6º e 7º anos e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Estudei bastante, fiz e refiz muitas vezes, com o apoio da minha mãe, minha família. Agradeço a Deus, à minha família, à TV Sudoeste, que me deu esta oportunidade, e a minha escola, que me apoiou muito”.

Matriculada no 9º ano da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, Rafaela Couto Teles venceu na Redação, categoria Ensino Fundamental II – 8º e 9º anos e EJA. “Não tinha muita confiança, duvidei, mas minha mãe sempre me apoiou. Minha professora também, porque eu não queira participar de jeito nenhum. Sou muito tímida, mas ela me apoiou”.

Também foram premiados os segundos e terceiros colocados nas Redações:

Categoria Ensino Fundamental II – 6º, 7º Ano e EJA:

2º) Layssa Prates Nascimento – 7º ano – Escola Municipal Prof.ª Marlene Flores
3º) Enzo Baltazar Araújo – 7º ano – Escola Municipal Arthur Seixas

Categoria Ensino Fundamental II – 8º, 9º Ano e EJA

2º) Isaque Silva Pereira – 9º ano – Escola Municipal Fernando Spínola
3º) Maria Luiza Leite Gonçalves – 9º ano – Escola Municipal Vicente Cassimiro