Educação
Postado em 3 de dezembro de 2012 as 03:45:40 e atualizado em 10 de dezembro de 2012 as 03:49:34
Na manhã desse domingo, 2, aconteceu o quinto e último encontro do ano do Encanto de Ler na Praça, no Bairro Urbis VI. O projeto, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já acontece em vários bairros da cidade durante o ano.
O objetivo do projeto é transformar a praça em um espaço de leitura, em que, de forma lúdica e prazerosa, a comunidade possa despertar a curiosidade e o interesse pelos livros, proporcionando uma maior interação entre a população e as unidades escolares.
Os alunos se divertiram com várias atividades, como jogos pedagógicos, leitura, contação de história e assistiram ao espetáculo “Saltimbancos em Marrocos” e a apresentação teatral “Consciência Negra” com os grupos de dança e de teatro do projeto Escola Mais, respectivamente.
Depoimentos –Os pais veem o projeto como algo muito enriquecedor para a aprendizagem das crianças porque as incentiva desde cedo a conhecer o universo dos livros. “Eu acho o projeto muito bom. As crianças precisam muito dessa motivação para incentivo à leitura. Elas brincam, interagem e aprendem várias histórias. Que bom seria se o projeto pudesse acontecer todo final de semana”, disse Luís Carlos Borges Santos, que levou sua filha Ester, 8 anos, para participar das atividades do projeto.
Jailma decidiu levar a sobrinha, Ana Carolina, 6 anos, para conhecer a iniciativa e aprovou a ideia. “Essa foi a primeira vez que vi as atividades do Encanto de Ler na Praça e gostei bastante. Tenho dois filhos rapazes e nenhum deles tem o hábito de ler. Com minha sobrinha é diferente, ela já tem esse interesse, e o evento só veio incentivá-la ainda mais.”, afirmou.
Projeto –Diante do sucesso das atividades de incentivo à leitura que vêm sendo desenvolvida nas escolas municipais, a coordenação da Sala de Leitura, em parceria com a coordenação do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, decidiu expandir o espaço de leitura com a finalidade de envolver não somente as crianças da Rede Municipal de Ensino, mas os pais e toda a comunidade. Durante o ano foram atendidas as praças Sá Barreto, Mármore Neto, Gerson Sales (edição especial em comemoração ao Novembro Negro), os distritos de Iguá e Inhobim.