Iniciativa reuniu, além do Educarte, o Conquista Criança e o AABB Comunidade

O projeto Educarte, ligado à Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nesta sexta-feira (15), o I Torneio de Xadrez. O campeonato, realizado na Associação Atlética Banco do Brasil, reuniu alunos de xadrez do Educarte, do Programa Conquista Criança e do Projeto AABB Comunidade.

A competição contou com 30 alunos participantes, além dos instrutores que atuam em cada um dos projetos. “Essa proposta de torneio, de ampliar as parcerias tem dado muito certo. Os meninos que participam dessas atividades estão tendo acesso a momentos singulares”, declarou a coordenadora do Educarte, Fabrine Soares.

A coordenadora lembrou que as aulas de xadrez são ministradas aos alunos da Rede Municipal de Educação, durante os momentos em que os professores estão fora das salas de aula desenvolvendo as atividades complementares. “Somente na modalidade de xadrez do projeto, são atendidos semanalmente cerca de 1800 alunos da Rede”, completou.

Instrutora de xadrez do projeto Educarte, que conta com outras nove oficinas oferecidas de segunda a quinta-feira no Centro Cultural Glauber Rocha, Liliane Santana vê na prática do jogo uma forma de ajudar às crianças a desenvolverem o raciocínio lógico matemático. “Além disso, melhora a atenção e a concentração em outras disciplinas”, completou.

Além das aulas de xadrez, o Educarte oferece cursos de karatê, artesanato, dança, música e desenho.

Liliana e João Victor Santana (vice-campeão e aluno do Educarte)