No mesmo local será construída a Praça dos Esportes e da Cultura; as obras começam ainda em fevereiro

O último domingo, 3, foi de lazer, música e esportes na Praça Virgílio Figueira, no bairro Alto Maron. A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, realizou ali a primeira edição do projeto Domingo por Encantos em 2013. A escolha não foi por acaso. Nesse mesmo local, será construída a Praça dos Esportes e da Cultura (PEC). As obras começam ainda em fevereiro e estão incluídas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Trata-se de uma articulação entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal, a fim de favorecer o desenvolvimento de toda a região localizada no entorno desse novo espaço. A futura praça oferecerá, no mesmo local, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

Como de costume, o Domingo por Encantos enfatizou a produção artística local. Além das atrações convidadas, apresentaram-se por lá um cordelista, um grupo de capoeira e outro de hip hop, todos eles do próprio bairro. “Essa uma característica marcante do projeto: priorizar os artistas do bairro”, disse o coordenador municipal de Eventos , Nagib Barroso, que também fez parte da programação musical do dia.

Boa formação cultural – Para o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, são visíveis os benefícios decorrentes da construção da praça. “Será um dos principais equipamentos culturais e esportivos de Vitória da Conquista. E o objetivo é oferecer à juventude uma boa formação cultural e um bom nível de convivência”, afirmou.

Osvaldo West, presidente da Associação de Moradores do Nova Cidade

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Cidade, Osvaldo West, aprovou a realização do Domingo por Encantos e demonstrou expectativas positivas quanto à construção da Praça de Esporte e da Cultura. “Como morador, sinto-me muito gratificado”, disse West, que também integra o Conselho do Orçamento Participativo.

Marisa Pereira dos Santos, líder comunitária

A líder comunitária, Marisa Pereira dos Santos, moradora do Alto Maron há 23 anos, também viu com bons olhos a obra da Prefeitura. “Não poderia acontecer coisa melhor do que essa”, disse. “Nossas crianças e adolescentes estavam precisando disso. Será uma forma de inseri-los na sociedade”.

Jorge Santos, mestre de capoeira

Respeito e educação – O mestre de capoeira, Jorge Santos, se apresentou no domingo com as crianças e os adolescentes de seu grupo. Segundo ele, a futura praça oferecerá novas atividades aos jovens da região. “Há muitas crianças que não fazem nada no turno oposto ao das aulas. A praça será uma terapia ocupacional para elas”, avaliou.

Marlon Santos, capoeirista

O capoeirista Marlon Santos, 11 anos, morador do bairro Veloso, gostou de participar do Domingo por Encantos e relatou suas expectativas com relação à praça. “Vai ajudar muitas crianças”, resumiu. Ele garante que, após ter começado a praticar capoeira, sua vida melhorou: “Aprendi a ter mais respeito e educação”.

[nggallery id=33]