Educação
Postado em 15 de março de 2020 as 08:48:46 e atualizado em 16 de março de 2020 as 08:56:49

Semana de adaptação contou com atividades conjuntas para os pais e os alunos.
Quem vê a pequena Alice (ao centro na foto), de 2 anos de idade, tão integrada ao ambiente do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Recanto das Águas, não diz que se trata do primeiro ano da pequena na unidade. Essa adaptação tranquila de Alice foi possível graças ao projeto “Adaptação, família e escola”, realizado pela primeira vez no CMEI.
Ao longo desta primeira semana de aula, ao invés de deixarem seus filhos no Centro, aos cuidados da equipe para depois buscá-los, os pais ou os responsáveis permaneceram na unidade. Ao lado dos filhos, eles participaram de atividades desenvolvidas especialmente para esse momento, a exemplo de uma gincana e de uma apresentação teatral.
“O período de adaptação causa um impacto emocional grande na criança porque ela chega a um ambiente novo, sai do aconchego da família. Por isso, desenvolvi esse projeto como forma de criar um laço com a família e amenizar o sofrimento do aluno. O objetivo principal era que a criança se sentisse confortável, segura e tranquila”, contou a diretora do CMEI, Nairan Prado.
E não apenas Alice se sentiu assim, mas também sua mãe, a autônoma Ingrid Dias. A ansiedade para que a sua única filha gostasse do CMEI, onde passou a estudar em tempo integral, era grande. “Estava contando cada minuto por esse momento aqui. Por isso, achei o projeto muito interessante. Conhecemos o ambiente, vimos o contato dela com outras crianças e o zelo dos profissionais com os alunos. Ficarei mais segura em casa”, assegurou.

Tanto a professora Claudiana (à esquerda) quanto Ingrid, mãe de Alice, aprovaram o projeto
Essa fase de acolhimento foi motivo de felicidade também para a equipe do CMEI. “Esse projeto foi uma experiência maravilhosa, que permitiu esse contato dos pais com a gente pra que eles pudessem adquirir mais confiança e segurança em deixar seus filhos conosco. Criamos um laço maior, aquela junção entre família e escola, que é o que a gente quer porque somos um conjunto”, avaliou a professora da turma de 2 anos, Claudiana Santana.
No CMEI Recanto das Águas são atendidos 120 alunos, com idades entre 2 e 4 anos.