Depois de um período suspenso por causa da pandemia da Covid-19, o Projeto Começar de Novo, que busca a ressocialização de apenados por meio do trabalho, será retomado em Vitória da Conquista. O projeto é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap-BA) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Os internos do Conjunto PenalNilton Gonçalves prestam serviços em algumas áreas secretarias municipais. Nesta nova fase, 50 internos serão inseridos para atuar em diferentes serviços ligados à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semagri).

Como resultado dos serviços que serão prestados, os apenados em regime semiaberto receberão remuneração e terão redução de pena, além de dignidade e oportunidade de ressocialização.

Geanne Oliveira, secretária municipal de Governo, pasta que coordena a participação municipal, destacou que o projeto produziu resultados positivos desde que foi implantado em 2018. “Os indicadores que tivemos mostram que 80% dos 230 reeducandos que passaram pelo Começar de Novo não retornaram ao mundo do crime após serem novamente inseridos no convívio social”