A gestão municipal avança na busca de uma melhor prestação de serviço público nas áreas de iluminação e de resíduos sólidos, por meio das parcerias público-privadas (PPPs). Para tanto, técnicos da Prefeitura conheceram experiências na área em várias cidades do país e passaram a receber consultoria especializada para definição dos projetos e das próximas etapas para a concretização do projeto.

E nesta sexta-feira (11), às 9h, uma equipe vai apresentar em São Paulo as premissas que nortearão o Chamamento Público referente a projetos de modelagem e viabilidade do sistema de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos, com o objetivo de respaldar a futura licitação para concessão dos Serviços de Gestão Integrados de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no município.

O evento será realizado no Auditório do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo, na capital paulista, e pretende atrair empresas e investidores da área. A minuta do edital de chamamento público para Manifestação de Interesse (PMI) foi elaborada pelo Comitê Gestor e a Comissão Técnica de PPP da Prefeitura, que tem à frente a secretaria de Governo, Geanne Oliveira e de Finanças e Execução Orçamentária, Jonas Sala, com o auxílio da consultoria Ayres Catelino & Pimentel Advogados (ACPA), contratada para apoiar e assessorar o processo de  implantação da nova modalidade de concessão.

A prefeita Sheila Lemos observa que Vitória da Conquista é um dos que mais crescem no estado e no Nordeste, estando à frente em vários índices de desenvolvimento e qualidade de vida e diz que a meta do Governo Municipal é avançar. “E uma das alternativas é implantar parcerias público privadas em áreas de grande demanda por serviços de qualidade”, avalia a prefeita, para quem a PPP de resíduos sólidos resultará em ganhos significativos para todos.

“É uma oportunidade para que o parceiro privado amplie sua atuação em uma cidade que é a terceira maior da Bahia; para o Município, que poderá ofertar um serviço condizente com a importância de Vitória da Conquista e, mais importante, para a população que, por meio dessa parceria, terá uma cidade com mais qualidade de vida, de acordo com a sua expectativa e merecimento”, afirmou a gestora.

Para a secretária Geanne Oliveira, as PPPs estão de acordo com o tempo novo de gestão e ressaltou o empenho da prefeita para a inovação. “Nós somos uma cidade com extremo potencial e a prefeita Sheila Lemos é comprometida com o futuro da qualidade de vida das pessoas”, declarou Geanne, que, junto com Jonas Sala e a coordenadora de PPP, Priscilla Dantas, farão a apresentação em São Paulo.

Assessoria técnica – A equipe da assessoria técnica é formada por Rogério Princhak, Washington Pimentel Junior e Lucas de Castro. Especialista em Economia Internacional; em Desenvolvimento Regional e Orçamento Público e em Análise de Projetos, Rogério ressaltou a importância de Vitória da Conquista. “O município é extremamente importante, desenvolvido, que se preocupa com a gestão e a capacitação dos seus funcionários e que tem tudo para que faça e aconteça esse processo de licitação dessa concessão ou dessa PPP, os estudos que vão nos mostrar qual a melhor modalidade”, avaliou Rogério.

Geanne Oliveira com Rogério Princhak, Washington Pimentel e Lucas de Castro