Janilde ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura na realização do curso de Informática

Começou nesta segunda-feira (12), o projeto Ampliando Horizontes – Promover Avanços Sociais pela Inclusão Digital, realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), com apoio financeiro da Telefónica.

As aulas de informática básica estão acontecendo na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente e em mais sete instituições. São elas: Conquista Criança; Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais de Vitória da Conquista (Apae); Fundação de Assistência e Desenvolvimento Humano para Crianças, Adolescentes e seus Familiares de Vitória da Conquista (Famec); Pastoral do Menor Nossa Senhora das Graças; Pastoral do Menor Nossa Senhora de Fátima; Lar Santa Catarina de Sena; e Creche Dinaelza Coqueiro.

Durante a primeira aula na Pastoral do Menor Nossa Senhora de Fátima, a diretora da entidade, Janilde Novais, fez questão de ressaltar a importância da parceria com a Prefeitura para realizar o curso de informática. Na instituição, serão contemplados 74 alunos, com idade entre 15 e 17 anos que serão divididos em quatro turmas nos turnos matutino e vespertino.

“Esta é uma grande oportunidade que a Prefeitura está oferecendo para nossa instituição e também para os jovens que terão a oportunidade de aprender essas noções de informática – o que será muito útil para atuação no mercado de trabalho”, ressaltou Janilde.

A Famec matriculou 80 alunos na aula de informática

Na Famec, 80 alunos com idade entre 11 e 15 anos estão matriculados e já começaram suas aulas nesta segunda.

“Com o recurso do projeto podemos contratar instrutores que estão dando aulas nas instituições e aqui na Rede, adquirimos 16 computadores e aparelho de data show que serão utilizados nas aulas. Até o fim do ano, a expectativa é que atenda 1280 alunos com idade entre 11 e 17 anos”, explicou a coordenadora da Rede, Camila Fischer, que nesta primeira etapa inscreveu 72 alunos para o curso.

Instrutor de informática Wander Nogueira com alunos na Rede de Atenção

O curso, com carga horário de 60h, está dividido em cinco módulos. “Dividimos de forma que atenda as áreas que são mais cobradas no mercado de trabalho, informática básica, sistema operacional, Word, Power Point, Excel”, comentou o instrutor de informática, Wander Nogueira.

Para a estudante Tailane Souza Santos, 16, moradora do Coveima I que está inscrita no curso da Rede, esta é mais uma oportunidade de se aperfeiçoar. “Fiz outro curso aqui e agora estou retornando para reforçar o que já aprendi e espero que sirva para meu futuro”, ressaltou.

Tailane se matriculou nas aulas da Rede; este é o segundo curso que ela faz