A prefeita Sheila Lemos recepcionou, na tarde de ontem (27), o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais da Bahia, Augusto Almeida. Acompanhado pelo músico, Vadinho Barreto, o dirigente apresentou o projeto de Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), instrumento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) de apoio aos municípios na gestão da segurança.

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o GGIM propõe um modelo de gestão integrada da segurança como forma de enfrentamento à violência e a criminalidade pelo poder público. Por meio de ações de cidadania, cultura, esporte e lazer, que seriam administrados pelas secretarias municipais, o município atuaria em ações preventivas promovendo a cultura da paz.

A prefeita disse que a proposta será avaliada de acordo com os projetos que o município já executa na área. “Segurança pública é uma das prioridades no nosso governo e as formas de integrar os poderes em prol da população é bem-vinda. Vamos analisar a proposta conforme nossos projetos em andamento”, disse a prefeita.

Segundo o vice-presidente do sindicato, muitas cidades já aplicaram com sucesso o modelo do Gabinete. “É uma ferramenta para trabalhar a segurança pública de forma transversal, com todos os entes envolvidos de forma integrada e harmônica. Aproveitando o ensejo da formação da Guarda Municipal, o projeto poderá estar alinhado a esta força”, declarou Augusto Almeida.