A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Nutricional, realizou uma Oficina de Culinária Diet para os participantes do Projeto Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs). O evento foi realizado em parceria com os alunos em estágio do curso de Nutrição Social da UFBA, no Centro Paroquial Frei Flaviano Fonseca, no Bairro Ibirapuera. A oficina teve como público-alvo os participantes do projeto que apresentam hipertensão, diabetes e obesidade. Eles aprenderam a preparar receitas para uma alimentação diet, adequada a cada caso, além de sucos funcionais, que ajudam a manter o equilíbrio de nutrientes e vitaminas do organismo.

Segundo informações da coordenadora do DANTs e da Vigilância Nutricional, Jaqueline kluge, o evento faz parte de diversas ações promovidas pelo projeto. “Esta oficina de Culinária nós promovemos sempre”, afirma Jaqueline e completa: “na nova gestão, estamos mantendo todas as atividades desenvolvidas e estaremos reestruturando e ampliando ainda mais com parceria do projeto HealthRise”.

Sobre o Projeto – O Projeto DANTs foi criado em Agosto de 2013. O ponto inicial foram as Unidades de Saúde Panorama e João Mello. A Inovação da iniciativa era a visão mais holística do paciente, cujo objetivo era identificar as verdadeiras causas das doenças através de consultas nutricionais detalhadas. A partir desses exames, um plano alimentar seria traçado individualmente e o paciente seria acompanhado através de exames periódicos. A iniciativa contribui significativamente na prevenção de complicações das doenças crônicas, o resultado é a redução de custos com internações hospitalares e outros gastos com tratamentos.

A equipe do DANTs conta com nutricionistas, educadores físicos e funciona em quatro locais: a Unidade João Mello, Unidade Panorama e nas duas Academias da Saúde de Vitória da Conquista. De acordo com as informações da coordenadora, o HealthRise vai financiar as ações do projeto através do Medtronic Philantropy. Além disso, vai firmar parcerias com a UFBA, a UESB, o Hospital de Base, o SESI e Hospital Esaú Matos, sendo ampliado para outras Unidades de Saúde: Urbis VI, Conveima e Morada dos Pássaros.