Com objetivo de conscientizar alunos de escolas públicas e privadas do município sobre a importância da preservação dos recursos naturais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Módulo de Educação Ambiental, realiza palestras e outras atividades educativas voltadas a estudantes do ensino infantil e fundamental.

Durante todo o mês de setembro, a equipe da Semma abordou em suas apresentações o perigo e as formas de combater os incêndios e também falou sobre as árvores e seu papel para manutenção da vida no Planeta. Foram seis módulos para 13 turmas.

Para aproximar ainda mais os alunos dessas temáticas, o trabalho está sendo desenvolvido com enfoque local, destacando árvores tombadas no município. “As crianças passam por essas árvores e não sabem da importância delas, a gente incentiva e elas estão indo ver de perto. Estamos fazendo esse trabalho porque acreditamos que quando a criança conhece o lugar onde mora, fica mais fácil para ela se tornar um agente transformador”, explicou a coordenadora do Módulo de Educação Ambiental, Scheyla Esteves.

Alunos e professores aprovaram a iniciativa e as demais ações do Módulo de Educação Ambiental. “Esse trabalho é muito relevante uma vez que as crianças precisam ser conscientizadas desde a mais tenra idade com relação às questões ambientais; e quando são trabalhadas questões locais percebemos o maior interesse por aquilo que está perto e que faz parte da realidade delas”, avaliou a professora Maria Tereza Ramos, que dá aula na Escola Municipal Ita David de Castro.

Interessados em agendar palestras podem entrar em contato com a Semma por meio do e-mail semma.moduloambiental@gmail.com ou WhatsApp 77 98818-2834.