Nove creches ligadas ao Proinfância serão construídas no município, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Encontro técnico do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância)

Na manhã desta sexta-feira, 26, foi promovido em Vitória da Conquista mais um encontro técnico do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Governo Federal. O evento, que aconteceu no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, reuniu os representantes de 27 municípios em torno da discussão acerca da educação infantil.

“Os municípios receberam previamente um formulário com algumas questões, com foco na proposta pedagógica, na formação e condição de trabalho de professores e profissionais que estão na educação infantil. E, hoje, eles estão trazendo esses dados para que a gente comece a compor o nosso banco de dados sobre a educação infantil em cada município”, explicou a coordenadora-geral do Proinfância-Bahia, Marlene Oliveira.

A partir de então, será feita uma análise desses dados quantitativos. Ainda de acordo com a coordenadora, em setembro, uma equipe do Proinfância visitará 10 municípios de cada polo do programa que já tem uma unidade do Proinfância em funcionamento, para que seja feita uma observação e entrevistas com professores e gestores dessas unidades.

Marlene Oliveira, coordenadora-geral do Proinfância-Bahia

Todo esse trabalho contribuirá para o fortalecimento da política pública de educação infantil existente em cada município, bem como para a formulação de novas propostas nesta área. “Acho que a contribuição dessa pesquisa será revelar qual é a realidade da educação infantil no nosso estado. Essa é uma pesquisa histórica. É a primeira vez que a gente tem tantos municípios envolvidos”, realçou Marlene.

Alcina Lúcia de Almeida, coordenadora municipal de Educação Infantil

Representando o município de Vitória da Conquista, a coordenadora municipal de Educação Infantil, Alcina Lúcia de Almeida, ressaltou a importância do evento. “Acho que toda formação tem muito a acrescentar, porque essa troca de experiência é muito interessante, já que tudo começa na educação infantil e a criança tem muitas estruturas para serem trabalhadas”, salientou.”, salientou.

Atualmente, 5.500 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos são atendidas em 22 creches e nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Nove creches ligadas ao Proinfância serão construídas no município, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Serão beneficiados com essas unidades os bairros Patagônia, Lagoa das Flores, Recanto das Águas, Conveima II, Morada Real, Vila América, Panorama, Miro Cairo e o povoado do Simão.