Artistas regionais se apresentam, animam o público e contribuem com as vendas dos comerciantes

Diariamente, antes do início das atrações musicais do Forró Pé de Serra do Periperi, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, as tardes vêm sendo aquecidas na Praça 9 de Novembro por uma programação paralela, composta por atrações regionais que, até o dia 23, mantém ainda mais presente o clima de São João no centro da cidade. O objetivo é tornar esse clima acessível também a quem circula pela área durante as tardes, indo ou vindo do trabalho, ou resolvendo demandas pessoais.

Para o músico George Oliveira, que se apresenta como George Musical e é líder da banda Forró Se Vira, a programação é importante por ampliar o leque de opções para que os artistas da região possam se apresentar em público durante os festejos juninos. “Tem mais de quinze anos que trabalho aqui em Vitória da Conquista. E a Prefeitura sempre me deu oportunidade para tocar. Só tenho que agradecer e parabenizar mais uma vez”, disse George, pouco antes de começar sua apresentação na tarde dessa sexta-feira, 20.

‘Tradição’– Para George, a programação de forró da Praça 9 de Novembro já se tornou uma tradição. Ele mesmo participa ininterruptamente há cerca de cinco anos. “É sempre uma satisfação renovada fazer este forró aqui. E não pode deixar de ter”, afirmou.

Genário: “A iniciativa é brilhante”

A opinião é compartilhada pelo médico Genário Judson, que fazia compras no centro e parou para ver do que se tratava. “A iniciativa é brilhante. Posso parabenizar a Prefeitura por manter, neste período, essa comemoração tão bonita que mantém a cultura de pé, especialmente no Nordeste”, disse Genário, que é de Ribeirão Preto-SP, mas mora em Vitória da Conquista há oito anos. Ele cita ainda outros aspectos dessa iniciativa cultural: “Você vem ouvir a música, apreciar, e faz compras. Aí, aquece o comércio e movimenta muito mais”.

Joélia: “Programação é ótima, não pode acabar”

‘Vendas melhoram’ – Foi exatamente pensando nisso que a comerciante Joélia Bonfim alugou um dos pontos de comércio da Praça 9 de Novembro. Em sua barraca, ela vende comidas e bebidas típicas do período junino, como caldo, mingau, canjica e o insubstituível quentão, além dos atemporais espetinhos de carne. Ela costuma iniciar o expediente na barraca às 16h, quando já tiveram início as atrações musicais. “É nesse horário que as vendas melhoram”, disse Joélia. “As pessoas começam a beber um quentãozinho para esquentar o frio”.

No que se refere à programação musical da praça, sua impressão é semelhante à que predomina entre os comerciantes que ali se instalam durante o mês de junho. “É ótima, não pode acabar. Nós, comerciantes, contamos com as épocas de junho e de dezembro. São as festas da cidade”, resume a empreendedora.

Confira a programação da Praça Nove de Novembro para os próximos dias:

21/06
11:30 Tivão
12:30 Bia da Arapuca
14:30 Hélio Marinho
15:30 João Fontes
16:30 Zezinho do Acordeon

22/06
13:00 Trio Vitória
14:30 Forrozão Apaixonado

23/06
11:30 Maildo Nogueira
13:00 Bonde do Muido