Caravana da Música – Foto: Divulgação/Leto Carvalho

O último fim de semana foi agitado em Vitória da Conquista. Durante quatros dias, houve apresentações musicais para os gostos mais variados. Do samba de coco ao pop-rock, na praça ou no teatro, os eventos culturais estão recebendo toda a atenção do Governo Mais Perto de Você. Veja só!

No sábado, 30, a cidade recebeu a Caravana da Música. A abertura da segunda edição do projeto, iniciativa que percorrerá 10 municípios baianos, aconteceu na Praça Guadalajara (conhecida como Praça da Normal).

A banda de pop-rock Maglore mostrou um pouco do seu trabalho já consagrado pela crítica especializada e apresentou faixas do seu quarto álbum, lançado neste mês. A abertura do evento foi feita por Achiles, vencedor do Prêmio Caymmi na categoria melhor intérprete masculino. O artista já é bem conhecido do público, pois, apesar de ser natural de Maracás foi revelado em Conquista.

Realizado pela Maré Projetos Culturais, com patrocínio da Vivo e do Governo da Bahia, o evento contou com o apoio da Prefeitura. A Caravana da Música promove a circulação de artistas com apresentações gratuitas em espaços públicos e oficinas.

Carlos Jehovah – Diferentes eventos culturais da cidade têm recebido o apoio do Governo Municipal, através da cessão do Teatro Carlos Jehovah, por exemplo. Na quinta, 28, o espaço sediou mais uma edição do Projeto Sonora Brasil, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Em sua 20ª edição, o projeto apresentou o tema “Na pisada dos cocos”, com a participação do grupo Coco de Tebei. A denominação “cocos” faz referência aos ritmos e danças típicas da região Nordeste, a exemplo do coco de roda, samba de coco, coco de zambê, coco de pareia, coco furado e coco de embolada.

Ana Muller – Foto: Divulgação/Rafael Flores

Já na sexta, 29, o Carlos Jehovah foi palco do show Ana Muller. Realizado pelo Coletivo Suíça Bahiana, o evento é uma prévia do Festival de mesmo nome, que acontecerá no mês de novembro. A capixaba tem mais de seis milhões de views no Youtube, apenas com canções autorais em voz e violão. Neste ano, Ana lançou seu primeiro trabalho de estúdio para que seu público virtual pudesse ter seu material em mãos. O resultado, você já deve imaginar: o Jehovah ficou lotado para prestigiar a cantora.

Fã de Ana, Fernanda Conegundes conta sobre o momento vivido no teatro. “O ambiente deu ao público o privilégio de curtir o show de pertinho, Ana interagiu com todos do início ao fim. Foi uma troca de energia inexplicável”, lembrando que o público, empolgado, cantava junto com a cantora cada música.

Elomar – Para os admiradores do cancioneiro elomariano, lá na Casa dos Carneiros foi realizado, no sábado, 30, o evento As Guariba – III Ajuntamento de Malungos Elomarianos, evento que atrai pessoas de várias partes do Brasil para conhecer o universo sertanejo cantado pelo menestrel. A programação foi encerrada com a “Chula no Terreiro” – um momento de louvação e congraçamento com roda de viola, causos e cantorias ao redor da fogueira. No domingo, 1º, houve ainda uma sessão especial do concerto “Elomar e Faviela”, lançado no dia anterior, com a participação de artistas da cidade. Esta edição do encontro também recebeu o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer.

“Desde o início do ano, estamos buscando valorizar a prata da casa, apoiar as atrações que vêm de fora, fazer com que nossos artistas se reciclem e que nosso público tenha acesso à cultura de primeira qualidade”, destaca a secretária de Cultura, Tina Rocha. “Fico muito feliz em ver esta movimentação cultural e as diferentes iniciativas; existe um estímulo geral em se fazer cultura na cidade”, completou.