As aulas na rede municipal de ensino começam na próxima segunda-feira, 3. Paralelamente às aulas regulares, iniciam-se as atividades do Programa Segundo Tempo, que oferece práticas esportivas a alunos de escolas públicas em turno oposto ao das atividades escolares.

O Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

O coordenador Municipal de Esportes, Juarez Jr., explica que o programa tem como objetivo principal o desenvolvimento humano e social. “O Segundo Tempo utiliza o esporte como ferramenta educacional, para ajudar crianças e adolescentes de 7 a 17 anos a desenvolver a parte cognitiva, física, cultural”, informa o coordenador.

Para desenvolver o Segundo Tempo e realizar parceria com o Ministério do Esporte, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, cadastrou 53 núcleos, distribuídos pela zona rural e urbana. Os núcleos funcionarão em escolas das redes municipal e estadual de ensino.