Mais de 300 atendimentos foram realizados em mais uma etapa do programa Saúde em Todo Lugar no povoado de Caiçara, ontem (21). A caravana da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), envolve uma equipe de profissionais numa grande ação para ampliar a oferta de vários serviços de saúde na zona rural. Em Caiçara, a ação aconteceu na Escola Municipal Miguel Cândido Gonçalves e no posto de saúde satélite do povoado.

Moradora do povoado, Dona Íris Lima, 57 anos, passou pela consulta médica no período da manhã, fez exame de hemoglobina glicada para controlar a diabetes e ainda recebeu medicamentos. “Quanto mais tiver, melhor! Aqui a maioria de nós não tem condições para ficar indo em Conquista fazer exames e a Prefeitura vindo aqui, pra gente, é bom demais!”, contou dona Íris.

Outra moradora, Beatriz Braga, de 24 anos, levou os dois filhos para fazer uma consulta com a pediatra e atualizar a caderneta de vacinação. Para ela, a ação foi ótima. “A gente precisa dessas coisas aqui mais perto de nós. Eu mesma, com meninos pequenos, é complicado para ir na cidade para fazer consulta e exames deles. Graças a Deus, essa é uma boa ação!”, afirmou.

Todo mês – Em parceria com o curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), o Saúde em Todo Lugar realizou na ação dessa terça-feira (21), consultas médicas clínicas e pediátricas, coletas de preventivo, consultas de enfermagem, atendimento odontológico, exame de hemoglobina glicada, aferição de pressão e de glicemia, dispensação de medicamentos, vacinação de rotina e acompanhamento nutricional do Bolsa Família.

“Desde quando iniciamos esse projeto, no mês de maio, já percorremos as localidades de Lagoa de José Luís, Bate-Pé, Limeira, Lagoa de Maria Clemência e, agora, aqui em Caiçara. Vamos seguir a nossa missão de levar esse projeto aos lugares ainda mais distantes da zona rural do nosso município, para a população que precisa de mais atenção e assistência em saúde”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.

No mês de outubro, o Saúde em Todo Lugar estará no distrito de José Gonçalves e nos meses seguintes, a programação incluirá as localidades de Mamão e Itaipu.