Promover práticas de combate à fome é um dos compromissos da Prefeitura de Vitória da Conquista. Nesse sentido, constantemente, a Coordenação de Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), tem realizado entregas de leite em creches do município e conveniadas.

Nessa segunda, 22, foi a vez da Creche Tia Zaza, localizada no Bairro Alto Maron, ser beneficiada. A instituição atende 187 crianças de 3 a 5 anos. Na ocasião, foram entregues 500 kg de leite, do Programa Leite Fome Zero, do Governo Federal, que visa, entre outros objetivos, diminuir a insegurança alimentar de crianças de 2 a 7 anos.

A diretora da Creche, Aurora Suely Andrade, disse que o leite chegou em boa hora. “Esse programa é bem aceito pela nossa comunidade, porque temos aqui uma população de baixa renda, que muitas vezes não tem condição de comprar todos os alimentos, então esse leite é importante para complementar a alimentação dessas crianças”, disse.

As entregas têm sido realizadas desde dezembro de 2012, quando o Governo Municipal recebeu e distribuiu 125 toneladas de leite, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (Sedes). Creches e instituições beneficentes foram contempladas.

Neste mês de julho, o município recebeu 50 mil kg de leite em pó, beneficiando 22 creches. A doação faz parte da estratégia dos governos Federal e Estadual para o enfrentamento da situação de estiagem, como forma de garantir a distribuição do Programa Leite Fome Zero. Em Conquista, o programa distribui diariamente 2.658 litros de leite nas creches da cidade.

Na ocasião, o coordenador de Segurança Alimentar, Dernival Araújo, destacou o papel da ação. “O programa faz parte de um conjunto de políticas do Governo Federal e possibilita a redução da insegurança na alimentação, garantindo a continuidade da política de segurança alimentar nesse período de estiagem”, afirmou.