Desenvolvimento Econômico
Postado em 22 de maio de 2014 as 16:45:14
O Programa Estação Juventude – criado com a intenção de desenvolver ambientes totalmente novos, interativos, e descontraídos para que a juventude da cidade possa ocupá-los – realiza nessa sexta-feira, 23, às 18h, mais uma sessão de cinema com os alunos do Projovem Urbano. O filme que será exibido, O Contador de Histórias, será mediado por Helder Santos Rocha e Kétia Prado Damasceno.
O evento, que acontecerá na sede do Programa Estação Juventude, contará com a presença do cordelista Aílton Dias,o “poeta do povo” como o próprio se autointitula. Ex-lavrador e pedreiro, Aílton declama seus versos e conta histórias variadas que misturam as lembranças da sua infância com as imaginações e invenções do homem leitor de hoje.
A sede do Programa Estação Juventude fica localizada na sede da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 744.
O Filme – O Contador de Histórias (2007), filme de Luiz Villaça, baseado na vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, é a história de como o afeto pode transformar a realidade. Caçula entre dez irmãos, Roberto desde cedo demonstra um talento especial para contar histórias, transformando, com a narrativa, suas próprias experiências de frustração em fábulas cativantes.
Ofilme foi rodado em Belo Horizonte, São Paulo, Paulínia e Portugal. A atriz fraco-portuguesa Maria de Medeiros (Pulp Fiction, Henry & June, Capitães de Abril) interpreta Margherit. Roberto Carlos é interpretado pelos atores Marco Ribeiro (6 anos), Paulinho Mendes (13 anos) e Clayton Santos (20 anos). Denise Fraga assina a produção com Francisco Ramalho Jr.
Estação da Juventude – O município de Vitória da Conquista foi um dos 23 escolhidos pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) para desenvolver o Programa Estação Juventude. O objetivo do programa é fazer um mapeamento de juventude do município para obter os dados sobre onde os jovens se organizam, quem são eles e de que grupo fazem parte. Por meio desses dados, a Secretaria Nacional poderá acionar e elaborar programas mais específicos para a juventude brasileira. Esse diagnóstico deve estar pronto ao fim dos próximos dois anos.
O Governo Federal investiu no programa aproximadamente R$ 270 mil, aos quais se juntaram cerca de R$ 120 mil provenientes da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista para implantação do Programa.