Desenvolvimento Econômico
Postado em 25 de abril de 2013 as 14:52:08
A iniciativa do Governo Federal está sendo implantada em 23 municípios, entre eles Vitória da Conquista
Se depender da disposição apresentada pelo Governo Municipal, por meio da Coordenação da Juventude, ao fim dos próximos dois anos estará pronto um diagnóstico com informações concisas sobre a juventude de Vitória da Conquista. O meio utilizado para isso será o programa Estação da Juventude, idealizado pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e desenvolvido, inicialmente, em 23 municípios brasileiros – entre os quais, Vitória da Conquista.
O Governo Federal investiu no programa aproximadamente R$ 270 mil, aos quais se juntam cerca de R$ 120 mil provenientes da Prefeitura Municipal. “A intenção dessa iniciativa é mapear a juventude local”, explica o coordenador municipal da Juventude, Rudival Maturano. Para executar o mapeamento desse segmento, que corresponde a um quarto da população do município, a equipe da Estação da Juventude atuará num espaço situado dentro da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), onde serão atendidos jovens entre 15 e 29 anos, por meio de cursos, oficinas e outras formas de interação.
A principal intenção é intermediar e garantir o acesso dos jovens às várias políticas públicas destinadas a eles, sejam elas de origem municipal, estadual ou federal. Simultaneamente, todos esses jovens terão seus dados cadastrados numa rede de informações que terá ligação direta com a SNJ.
‘Senso crítico’ – O espaço, atualmente em construção, funcionará como um centro de apoio, disponível a qualquer grupo jovem que queira promover atividades por lá. Até a decoração será adaptada ao público alvo. Além de ser colorido e despojado, o ambiente será composto, em sua maior parte, por materiais reciclados. “Com isso, pretendemos estimular a criatividade dos jovens”, diz Rudival. “O ideal é evitar a ociosidade e a vulnerabilidade. O ócio dá margem ao crime, e a ideia do programa é que a juventude aumente seu senso crítico”, acrescenta o coordenador.
Além de sediar as atividades da Estação da Juventude, o novo espaço deverá abrigar também o Conselho Municipal da Juventude, órgão que o Governo Municipal trará de volta ao funcionamento ainda no segundo semestre deste ano.
Diagnóstico – Ao fim dos próximos dois anos, concluído o trabalho desenvolvido nos 23 municípios contemplados pela Estação da Juventude, espera-se que a SNJ tenha uma base de dados atualizada, que sirva como amostra das necessidades de parte dos jovens brasileiros de hoje. As decisões conhecidas por meio desse diagnóstico pautarão a implantação de novos serviços, programas e ações direcionadas ao público juvenil.
Para Rudival, o Governo Municipal agiu de forma acertada ao optar por designar um setor da Administração para tratar especificamente das políticas para a juventude. Ele destaca que a tendência se acentuou nos últimos dez anos, a partir da criação da SNJ e do Conselho Nacional da Juventude. “As políticas públicas estão se transformando em políticas institucionais”, sintetiza o coordenador.